sexta-feira, 14 de março de 2014

Fator X e Nióbio – Exopolítica no Brasil


Não, não se preocupe, sem medo algum de cair em descrédito por entrar neste tema, por não ser "científico", pois a forma como irei abordar é só com base em fatos já comprovados e situações existentes. O assunto aqui é pura e simplesmente estratégico, econômico e de organização administrativa nacional. Então relaxe e se desarme pois eu não vi homenzinhos verdes ou cinzas e nem fui abduzido, vou tratar de algo que de fato existe e que pode mover a economia global na segunda metade do século XXI.

O que é a EXOPOLÍTICA ?


O prefixo "Exo" significa "fora", como no caso do Exoesqueleto (esqueleto pelo lado de fora, como no caso das formigas). Exopolítica significa, basicamente isto, política de fora. Fora de onde? Da terra, do planeta, ou como diria o Fórum Mundial de Economia em Davos (Fator X) possivelmente em uma alusão ao seriado norte americano de Seres Extra Terrestres (ETs), "Arquivo X". A letra "X" seria, neste caso, uma redução do termo "EXO", definindo pesquisas dos Estados Unidos da América do Norte (EUA) sobre este tema, por eles sempre negado como sendo um assunto sério.


Alguém pode perguntar: Mas que viagem é esta? Porque um encontro de economia de países sérios trataria de um tema destes afinal? Tudo se resume em apenas uma palavrinha (Terra), não o planeta, mas espaço de terra, propriedade, minérios, lucro, dinheiro, riqueza em outro nível, não rico milionário ou bilionário, mas rico de um modo ainda não imaginado, dono de um mundo, de um planeta inteiro, proprietário de um planeta qualquer no universo, por simples direito de exploração das suas riquezas minerais e biológicas. Imaginem só, se hoje existe biopirataria com os recursos da Amazônia, imaginem o que poderiam fazer explorando um novo planeta, só deles! Imaginem o que uma indústria farmacêutica faria se tivesse os direitos autorais de todo um novo planeta, só para si, para ninguém mais, para sempre? A quem pertenceria um planeta com água e vegetais, com vida sim, mas sem vida inteligente, prestes a ser colonizado? Sim, os novos Cristóvão Colombo e Pedro Álvares Cabral serão astronautas! Na prática, Davos já está criando dos tratados que definirão as regras de exploração do futuro destas terras a serem "descobertas".


Mas por que isto? Eles sabem de algo que não sabemos? Bem, quem lembra de história, lembra que o famoso Tratado de Tordesilhas definia as terras da Espanha e as terras de Portugal, além mar, em 1494, ou seja, seis anos antes da "descoberta" do Brasil. Descoberta, sei. Estava coberto com o que mesmo? O manto da invisibilidade? Eles já sabiam do Brasil como agora Davos já sabe da existência destes planetas com chance real de habitação, simples assim! Ninguém faz acordo para registrar algo sem antes ter uma noção do que vai negociar. Lembrem-se, estamos falando de países sérios e desenvolvidos econômica e tecnologicamente! Ser dono de um mundo é o sonho de todo ditador desde criancinha, mas na prática, algumas empresas terão este direito de exploração, tudo que precisam ter é algo que ainda não temos no Brasil, Commodities.


O que são COMMODITIES?


A palavra inglesa COMMODITY ou no Plural, COMMODITIES, significa bens de consumo, mas esta palavra tem sido utilizada em economia para definir produto final, já manufaturado, pronto para suprir um mercado potencial, um produto pronto para uso. Isto demanda investimento em tecnologia, que para existir é preciso que haja investimento pesado em educação, não uma educação qualquer, educação científica, química, física, matemática, todas as engenharias e em especial a robótica, biologia, geologia e todas as derivações das ciências exatas correlatas a estas áreas afins. Investimentos em indústrias e em material humano, assim como, em equipamentos de qualidade, a médio e longo prazo, com previsão orçamentária anual e crescente, na medida dos resultados obtidos. Isto nos tornaria de fato um país de primeiro mundo! Fora isto, tudo que for explorado no Brasil de nossa biologia ou minério sai daqui a preço baixo e sem vantagem estratégica alguma para o nosso país ou povo! Ou seja, nos mantêm como colônias modernas dos países com maior e melhor tecnologia! É, portanto, correto dizer que um país sem Commodity é colônia de outro com, pois o primeiro apenas fornece matéria prima, muitas vezes sendo obrigado a recomprar o próprio produto já beneficiado por um preço muito acima do comercializado para venda.


O que isto tem a ver com

 

o futuro do Brasil?


Tudo! Você já ouviu falar que o Brasil é o país que possui as maiores jazidas já conhecidas no mundo de um minério super resiste, altamente condutor e leve, chamado Nióbio? Que este metal é extremamente raro e necessário para a produção de equipamentos espaciais? Que o Brasil possui mais de 90% das jazidas conhecidas no mundo deste metal? Sabia também, que os maiores compradores deste metal são exatamente a China e os Estados Unidos da América do Norte, tudo dentro da lei brasileira e que compram apenas minério bruto, não Commodities, por ser muito mais em conta do ponto de vista econômico. Você sabia que nenhum foguete ou míssil é lançado no mundo sem Nióbio? Você sabia que nenhuma nave espacial é hoje lançada sem Nióbio? Pois é, isto é verdade, não é ficção! E o que isto rende de lucro para o Brasil? Nada, absolutamente nada! Gera lucro para quem comercializa e acreditem, se vocês agora mesmo procurarem em sites de um leilão virtual qualquer, encontrarão pessoas e empresas comercializando o nosso Nióbio a preço de banana! Precisam roubar? Não, podem fazer tudo isto dentro da "lei", sem prejuízo algum para quem compra e para quem vende, um recurso limitado e altamente necessário para a evolução da humanidade! E ai, somos ou não um país colônia, diante deste fato?


O que existe de mito sobre isto?


Que o minério poderia ser roubado por nossas fronteira, por exemplo, seria necessário que houvesse um roubo de produto específico, já tratado e ainda assim teria um grande volume, não é o caso, portanto. O que ocorre é sim a corrupção do sistema com favorecimento ilícito, pois alguém lucra com a exploração de nosso minério, possivelmente empresas internacionais, com respaldo de políticos e governos nacionais, que fingem não saber de nada disto, ou não se importar com o fato simplesmente, deste modo, todos podem lucrar tremendamente e tudo nas formas da lei! Isto é teoria da conspiração? Não, é fato, se não existe crime, não tem o que ser investigado, se os documentos estão em ordem, a exploração é legítima e legal, ou seja, tudo ocorre de modo correto, basta haver o regramento técnico de grupos de interesse. Não é preciso roubar, basta direcionar o foco para o outro lado, desqualificar a importância do fato! Mas o fato existe, o minério existe e agora sabemos o motivo até mesmo de possíveis espionagens do EUA no Brasil, claro, nosso país é estratégico para o programa espacial norte americano, isto por si só merece uma atenção espacial, opa, especial, digo! A quem teorize já que o futuro da humanidade depende do Nióbio, pois todo avanço tecnológico passa em algum momento por ele, neste sentido, a tecnologia do futuro dependeria do Nióbio, segundo eles. Um minério, um recurso que, como disse, não é renovável e tem seus limites de exploração e que está sendo adquirido a baixo custo por outras nações, sem benefício algum para o nosso país neste momento!

Espionagem com ou sem propósito?


Imaginem só, o que te separa de dominar um mundo inteiro é um país de terceiro mundo que possui o produto que vai possibilitar isto no seu subsolo, um país com governantes acusados de corrupção pela mídia e que estão comercializando este produto com um inimigo ideológico. Você, no lugar deste ser ou país, vigiaria a ação deste país e de seus governantes ou não? Por que, sendo um país aliado, o Brasil se torna tão interessante ao EUA para investigação? Por qual motivo? O que o Brasil tem que interessa aos norte americanos? Resposta, o Nióbio!

A pergunta que não quer calar: Quem lucra com o Nióbio do Brasil hoje? Se não é o povo, é quem? Imaginem o país que poderíamos ser se ao invés de vender o minério, vendêssemos commodities de Nióbio, com uma negociação que permitisse a participação nas explorações futuras fora do planeta? Alguém está negociando isto em nosso nome em Davos? Quais os benefícios que este minério está trazendo para a nossa indústria e sociedade? Este minério é mais raro que petróleo no nosso planeta, o recurso é esgotável. Quem está lucrando com tudo isto afinal?

600x300xBlog_14.jpg.pagespeed.ic.gQckBMmidl

O NIÓBIO É NO$$O!!!


Por conta disto é que já exitem grupos em redes sociais com a campanha: O Nióbio é Nosso, nos moldes do período Getulista, quando foi lançada a campanha do Petróleo é Nosso! Estas campanhas visam valorizar o metal e qualificar as negociações do Brasil sobre o tema da Exopolítica no fator X. Não se trata de ficção, nem de teoria da conspiração, se trata do futuro de nossa nação! O universo existe, hoje sabemos que sim, existe mundos com vida, se é inteligente ou não, é outro papo, mas caso não haja inteligência, a simples possibilidade de exploração permitirá o enriquecimento imediato dos exploradores. Detalhe a doze anos luz daqui apenas, vinte e quatro de ida e volta, então imaginem que, um astronauta com aproximadamente vinte e quatro anos embarque em uma nave aqui na terra para ir a um destes planetas quaisquer, ao viajar na velocidade da luz, em doze anos chegaria lá, teria então, trinta e seis anos de idade. Digamos que explorasse o planeta por cinco anos, construindo as primeiras habitações e pesquisas vegetais, minerais e classificando DNAs, para depois retornar, sairia de lá com quarenta e um anos de idade, chegaria na terra novamente, após doze anos luz de retorno, com apenas cinquenta e três anos de vida, sendo um herói mundial e um bilionário. Nada mal, não é verdade?! Ficção, ou o futuro da próxima metade do século XXI? Isto é no mínimo, questionável do ponto de vista político e econômico, mudará todo o futuro da nossa história universal, não só planetária. Será que não merece, se quer um pouco de atenção por parte de nossos políticos afinal?

O que deve se feito então?

  1. Pela ordem: Termos um projeto nacional de desenvolvimento! Temos hoje projetos de poder e de governo, não de administração nacional a médio e longo prazo! O Brasil não pensa no futuro do Brasil pois não investe o devido nem em educação, nem em indústrias e nem em tecnologia! Não existe planejamento além dos governos e das disputas de poder entre políticos e partidos, não existe uma Meta Brasil, que seja independente das ideologias, governos e governantes, não existe um acordo nacional de desenvolvimento para o bem do povo e da nação! Parafraseando o Jornalista Bóris Casoy: "Seria mais interessante para nós tentarmos antes descobrir vida inteligente aqui na terra!" Acrescento, aqui no Brasil inclusive! Digamos que não haja corrupção alguma e que ninguém esteja de fato lucrando com a exploração do Nióbio nacional. Bom, ai no mínimo somos tolos, para não nos ofendermos de outros títulos de menor calão! Nada justifica não pensarmos no nosso futuro em médio e longo prazo, nada! Santa ingenuidade Batman! Diria o menino prodígio, Robin!
  2. Apoiar a campanha do Nióbio é nosso e mudar a política nacional de sua exploração.[/box]
  3. Desenvolver produtos a base de Nióbio para o mercado internacional, gerar indústrias e tecnologia neste sentido, através de investimentos nacionais em profissionais e setores industriais ou de pesquisa!
  4. Criar um grupo de expolítica nacional para discussão do tema com outras nações, considerando como relevante a exploração universal e a participação em grupos ou pessoas para esta finalidade, tanto em viagens quanto em equipes, dividindo tecnologia afins! Temos os insumos, eles querem o produto, eles tem a tecnologia, vamos negociar!
  5. Por fim, participação de lucros para o povo brasileiro, revertendo em benefícios como investimentos nas áreas da ciência na educação e em geração de empregos de alto nível, transformando o país em uma nação de primeiro mundo!

Alternativa para o contraponto disto tudo: Esqueça tudo e menospreze o fato! Aguarde e caso eu esteja certo lamente profundamente! O que temos a perder em não fazer isto tudo? Só os lucros que podem estar indo para o bolso de alguns corruptos do nosso país e de outros, só isto! Digamos que eu esteja errado, que isto tudo é pura teoria conspiratória. Investir em educação é algo tão negativo assim? Se perde tanto em se criar indústrias de áreas científicas? Se perde tanto em se investir na geração de commodities nacionais? Parece mesmo loucura ou ficção tudo isto? Que ET que nada, ET somos nós, para os outros! Quero lhes lembrar, isto tudo tem hoje base sólida, não é mais ficção, é realidade, a questão é: O que vamos fazer com estas informações?

E se oposto acontecer?

Se ao invés de irmos até um outro planeta e desenvolvermos tecnologia para tal, antes disto eles, os ETs, chegarem até aqui e se revelarem para todos nós de algum modo, como nos filmes. Vá que aconteça? Como ficariam as nossas crenças em Deus, nossas religiões, por exemplo? Por curiosidade, um dos temas abordados pela nova encíclica papal do Papa Francisco é exatamente o Fator X e seus efeitos no Cristianismo. Só para lembrá-los temos uma mensagem de boas vindas para ETs viajando neste momento pela galáxia e como não viaja na velocidade da luz, não chegou ainda nos planetas que já sabemos existir nestas galáxias! Por isto, o encontro pode estar próximo, mas pode não acontecer ainda em nossas vidas, pois pode ainda levar algum tempo, com vida inteligente ou não, superior ou inferior a nossa.


Para quem ainda não sabe, a tecnologia já provou o que a lógica e a matemática já sabiam a muito, mas muito tempo e só os céticos e crentes religiosos radicais insistiam em desmentir, ou seja, que existe sim a possibilidade matemática de vida fora da terra. Pior que isto, é muito mais provável e próximo do que se imaginava até! Bastava olhar para cima em uma noite estrelada em um lugar descampado, ao ar livre, sem a interferência das luzes da cidade, para se perceber que existem bilhões de estrelas possíveis de serem vistas a olho nú, muitas dela próximas da nossa galáxia. O que o nosso sol é? Uma estrela! Ou seja, em torno destas outras estrelas existem também planetas e agora, a imprensa do mundo nos "revela" a "curiosa" e "inimaginável" notícia de que dezenas destes planetas permitem sim a existência de vida, por possuírem condição climática favorável a existência de água, condição única para a vida em sua condição primária. Alguma civilização pode ter se desenvolvido neste processo? Pode! Podem ser mais inteligentes que nós? Podem! Isto pode ser tanto bom quanto ruim? Pode! Precisamos estar preparados para as duas situações? Sim! No caso, se formos lá, nós somos os invasores e ai evitar confrontos de guerras e nos tornarmos amistosos é fundamental! Impor nosso modelo social e econômico a eles pode gerar um conflito entre planetas, como nos filmes de ficção como "Star Wars" e nas séries como "Jornadas nas Estrelas" ou até mesmo, "Perdidos no Espaço", por sinal, três nomes bem sugestivos das possibilidades existentes nestes casos. Curiosamente, todas estas informações vem sendo passadas para o povo como uma educação informal, como que, nos preparando para possíveis contatos futuros e suas diversas possibilidades, sociais, políticas e econômicas!

kepler-62

Citação: "Kepler-62 é um planeta do tamanho da Terra na zona habitável de uma estrela menor e mais fria do que o Sol, a 1.200 anos-luz da Terra, na constelação de Lyra (Foto: REUTERS/NASA Ames/JPL-Caltech/Handout via Reuters) Uma em cada cinco estrelas como o Sol têm planetas habitáveis, afirma estudo de astrônomos da Universidade do Havaí e da Universidade de Berkeley, na Califórnia. Para ser definido como “habitável”, um planeta precisa ter tamanho semelhante ao da Terra e temperatura de superfície propícia à presença de água na forma líquida. O estudo foi baseado em análises de observações do telescópio espacial Kepler, da Agência Espacial Americana (Nasa), que têm o objetivo de apontar quantas estrelas, das 100 bilhões desta galáxia, têm planetas potencialmente habitáveis. Também foram utilizados dados de espectros de estrelas com planetas do Observatório W. M. Keck, no Havaí. Segundo Erik Petigura, um dos pesquisadores responsáveis pela pesquisa, a estrela semelhante ao Sol mais próxima da Terra com um planeta habitável em sua órbita provavelmente está a 12 anos luz e pode ser vista a olho nu. Todos os planetas potencialmente habitáveis citados na pesquisa estão ao redor das estrelas K, mais frias e menores do que o Sol. Mas a análise dos astrônomos mostra que os resultados das estrelas K podem ser extrapolados para as estrelas G, que são como o Sol. O estudo é o primeiro censo de planetas do tamanho da Terra feito pelo Kepler que estima com precisão as zonas habitáveis em estrelas. Segundo os pesquisadores, o resultado deste estudo permite à Nasa construir telescópio adequado à distância dos planetas habitáveis e que suas missões sucessoras ao Kepler de fato registrem imagens de um planeta. A equipe de pesquisadores alerta que planetas do tamanho da Terra não necessariamente são habitáveis, mesmo que estejam na zona habitável de uma estrela onde a temperatura não é muito quente nem muito fria. Na semana passada, a equipe divulgou uma foto de um planeta, descoberto pelo Kepler, que tem tamanho e densidade semelhantes aos da Terra e provavelmente é formado por rochas e ferro."


Agora imaginem só, o que seria possível extrair em minério de ferro só neste planeta, partindo do pressuposto que não possui vida inteligente, apenas condição para coexistência humana. Imaginem os outros minérios, inclusive Nióbio e Ouro, possíveis de serem encontrados lá. Não vale o custo de um investimento futuro? Não vale o risco? É ficção? É teoria da conspiração? Não é ciência ou assunto sério?

Outras Fontes de pesquisa confiáveis:



Informação Importante:


Afirmo que, neste século ainda, a China irá dominar o mercado internacional de terras raras do Planeta, implantando seu preço com total monopólio no mercado internacional sobre estes itens. Motivo: 97% destes minérios se encontram em terras chinesas e apenas 3% destes minérios se encontram no Brasil, mas, pasmem, o seu maior comprador é justamente a China, que faz estoque de nosso nióbio, por exemplo. Discutir exopolítica sem discutir terras raras e sua aplicação é perda de tempo, o Brasil precisa estar na mesa de discussão destes temas globais e precisa redefinir suas prioridades neste sentido, pois não se trata apenas de uma política nacional, mas de uma economia global com vistas a um mercado futuro, seja ele hoje compreensível ou não para a maioria, não deixará de existir por conta disto. 



2 comentários:

  1. Prezado Lasier:
    No hangout, imperdível, com Dr. Ribas contando tudo sobre a conspiração mineral cuja evasão de recursos é superior a um bilhão POR DIA! https://youtu.be/Wq3h8lQQOtw - entre as falcatruas, o Niobio

    ResponderExcluir
  2. No hangout, imperdível, com Dr. Ribas contando tudo sobre a conspiração mineral cuja evasão de recursos é superior a um bilhão POR DIA! https://youtu.be/Wq3h8lQQOtw - entre as falcatruas, o Niobio - exatamente como coloca o Cientista Político Antonio Vigne!

    ResponderExcluir