sexta-feira, 14 de março de 2014

Artigo na Revista Espaço Brasil Gente

Foi aberto um espaço para o Projeto:

"Fui Eleito E Agora" na Revista Espaço Brasil Gente.

Fui Eleito! E Agora?



Grande questão, imposta a todos que de dois em dois anos conseguem, depois de árduas disputas pelos, tão valiosos votos de nossos eleitores, obter uma vaga no espaço público para provar de que eles estavam certos em nos dar tal oportunidade. Mas uma coisa é ganhar a disputa, ser bom de voto, por ser famoso em outra área qualquer, ter um nome forte, ser uma liderança local ou de um segmento e outra é administrar as coisas públicas em uma democracia.

Diferente do que muitos podem pensar, em uma democracia não se pode tudo, se pode tudo dentro da lei e respeitando-se o espaço do seu par e os interesses coletivos da maioria e, não importa quantos votos você tenha obtido, não pode fazer o que quiser, sua legitimidade não vai até este nível, isto só ocorreria em uma ditadura, em um modelo absolutista, na democracia, o respeito as leis, aos pares e a sociedade vem junto com o seu cargo e mesmo que você ainda não tenha percebido isto, irá perceber ao longo da gestão, pois agora você não é mais pedra, agora você também é vidraça!

Muitos livros, cursos, palestras, buscarão lhe mostrar o que você não pode fazer, poucos lhe dirão o que fazer e muitos, a grande maioria dos casos, de modo ideológico, mas nem sempre pela técnica. Alguns destes métodos se promoverão como a solução de todos os problemas, desde que é claro, as consultorias que existem por traz deles seja contratada como sistema de suporte, em muitos destes casos, já vi alguns “ditos profissionais” praticamente ameaçar políticos indiretamente, sob pena ou risco de que se não lhes dessem tal razão, poderiam ser presos, pois dão a entender que o risco seria inevitável sem seu suporte e sabedoria.

Entendo tal postura como anti-ética por parte dos organizadores de tais eventos! Nada justifica sua postura, pois no meu entender, o fim não justifica os meios e não se pode ensinar um líder a ser honesto lhe impondo uma moral que nem quem promove estes eventos possui, ao obrigar os líderes políticos a agir por coação. Em alguns casos, tais eventos são realizados em espaços públicos, patrocinados por entidades governamentais e com dinheiro público, isto acaba servindo de credencial para a posterior contratação destas consultorias e assessorias. O evento as endossa, os patrocinadores, mesmo que indiretamente, as endossam e um discurso de terror contra as lideranças políticas completa o quadro perfeito para o círculo vicioso.

Muitos destes eventos se tornam novas fontes de problemas para os líderes políticos, pois em boa parte destes casos o que se apresentam são só casos de corrupção, problemas e mais problemas, sempre o que não fazer, nunca um caminho, ou o que se deve fazer. Virou prática de quase todos os discursos, técnicos ou não, encontrar problemas e quase nunca uma possível solução ou alternativa legal.

Diante desta situação me indignei, resolvi fazer algo. Escrevi um livro técnico mais simples, possível de ser lido em um dia com pouco mais de cem páginas, que possibilita tanto ao “marinheiro de primeira viagem”, ou seja, ao líder político de primeiro mandato, cometer menos erros, ou até nem cometê-los em alguns casos, adotando algumas técnicas por ele sugeridas, como, para os mais experientes e qualificados líderes também terem uma solução simples para resolver os problemas não só de sua cidade, mas também de toda a sua região. Sem mágica alguma, apenas técnica.

O livro não será vendido, será doado, não irá para as prateleiras, chegará nas mãos das lideranças necessárias, via patrocínio de eventos gratuitos para todas estas lideranças regionais e locais. O livro foi escrito por mim, que sou da primeira turma de bacharéis em Ciências Políticas do Brasil, é apresentado pelos três Senadores de meu Estado, o Rio Grande do Sul, Ana Amélia Lemos, Paulo Paim e Pedro Simon e tem o Prefácio do Ex-Procurador do Estado e Professor de Direito Constitucional José Hermilio Ribeiro Serpa, só isto já valeria pagar um evento, mas, não será pago, será gratuito, contudo, nem todos poderão participar, só convidados, pois é um evento focado, direcionado para as lideranças locais e regionais.

A meta não é se promover com o evento, a meta é educar de fato, por isto, serão três dias de trabalho intenso com a meta de encontrar soluções para os problemas conhecidos e para os que muitos desconhecem ou ignoram e tudo isto patrocinado por uma feira demonstrativa de produtos e serviços, que nada lhes venderá, pois só pode haver comercialização legal por licitação.

O que precisamos então? De espaço para aproximadamente para duas mil pessoas por durante três dias, de um espaço complementar anexo para o desenvolvimento da feira de patrocinadores do evento e de uma data, com um dia para a montagem da feira e um dia para sua desmontagem. Só isto! Após estas situações e a partir da data estabelecida, necessitaremos de seis oito meses para comercializar cada um dos espaços de patrocínio.

O Projeto “Fui Eleito! E Agora?”, vai ser levado para todo o Brasil, quando chegará na sua cidade ou região dependerá exclusivamente do interesse das lideranças locais, pois nem todas cidades tem a capacidade de receber nosso evento e precisamos da boa vontade das Prefeituras para que entrem em contato conosco, nos avisando de seu interesse e capacidade. As áreas precisam ser cedidas para o evento, pois sem isto o custo do mesmo para nossos patrocínios se torna inviável.

Atualmente contamos com o apoio cultural da Associação Rio Grandense de Imprensa (ARI), da Fundação Maçônica Educacional do Rio Grande do Sul (FME-RS), da Força Sindical do Estado do Rio Grande do Sul (FS-RS) e do Sindicato dos Empregados em Escritório e Empresas de Contabilidade do Rio Grande do Sul (SINDESC-RS). Aguardamos a visita de todos os interessados no site: http://fuieleitoeagora.com.br/ ou na Fan Page do Facebook:  https://www.facebook.com/FuiEleitoEAgora - nos dois casos estamos prontos para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir sobre o projeto.

Lembrando, é um evento gratuito e fechado, só para lideranças de uma região, que poderá ser planejada conforme o interesse das lideranças locais, mas não é um evento partidário ou ideológico, trata-se de um evento técnico, para todas as prefeituras da região, para todos os partidos de governo e de oposição, com prioridades aos que já estão ocupando cargo público. Os eventos deverão contar com a participação de técnicos nacionais, regionais e locais, dos poderes executivos, legislativos e judiciários, assim como, de representantes de órgãos como os Ministérios Públicos e Tribunais de Contas, que serão devidamente convidados, uma vez definida a data e o local de cada um dos eventos.

Aguardamos o seu contato, faça a sua parte, estamos fazendo a nossa, não basta boa vontade, é preciso agir pelo bem comum com técnica e qualidade total. É importante destacar que o projeto é nacional e não só para o Estado do Rio Grande do Sul.

Link direto para a Revista e para

 o artigo publicado on line:

Revista Espaço Brasil Gente - Logo 01
Publicado em 02 de Janeiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário