quinta-feira, 13 de março de 2014

O Deputado que Viamão perdeu


O Deputado que Viamão perdeu

O Deputado que Viamão perdeu.
O Correio de Viamão esteve no gabinete do Deputado Zilmar Rocha, por ocasião de sua posse e dias depois pegou uma entrevista exclusiva, acreditando que esta seria uma nova fase para o Município. Por conta disto, fizemos várias entrevistas com outras lideranças comentando a possibilidade que se abria para a cidade e aproveitamos para fazer estes contatos com o Deputado. Esta é a entrevista que foi  gravada e a promessa ficou só na esperança do povo de Viamão, um povo que te voz por breves instantes, mas agora não tem mais, lamentavelmente.
JCV – Agora o novo Deputado, já empossado, já no Gabinete, Zilmar Rocha, pelo Município de Viamão. O Correio de Viamão entrevistando. A primeira entrevista nossa com ele. Muito bom dia Deputado.
Zilmar Rocha – Bom dia.
JCV – Satisfação! Como é que o Sr. está se sentindo ocupando esta cadeira, desenvolvendo este projeto de trabalho?
Zilmar Rocha – É uma responsabilidade grandiosa! Visto que a nossa Cidade de Viamão tem uma carência de muitos e muitos anos da figura de um Deputado. Diga-se, o nosso saudoso Tapir Rocha, que era inclusive amigo meu e aprendi muito na política e entrei na política pela mão dele.
JCV – Pela mão dele?
Zilmar Rocha – Pela mão do falecido Tapir, pelo PDT!
JCV – O Sr. antigamente era do PDT, agora está filiado ao PT.
Zilmar Rocha – Sim, já a quase dez anos. Inclusive sou o Presidente do Partido na nossa Cidade de Viamão.
JCV – O saudoso Tapir foi quem trouxe o Sr. para a política? Primeiras militâncias?
Zilmar Rocha – Isto, militância e depois muitas obras que o Deputado Tapir deixou também uma marca registrada no nosso Município. E nós estamos querendo resgatar esta situação, a figura de um Deputado na Cidade, que é o que a nossa Cidade precisa!
JCV – Eu estive conversando com o Affonso Motta, Secretário do Estado do Gabinete de Prefeitos e Relações Federativas e ele até chegou a comentar, que ainda não recebeu a sua visita e está lhe aguardando. Em primeira mão nós estamos lhe comentando a este respeito. O que o Sr. teria a reivindicar junto ao governo do Estado, para que houvesse um crescimento da região e da Cidade de Viamão?
Zilmar Rocha – A nossa Cidade é uma Cidade altamente carente, então vamos dizer que nós precisamos de muitas idéias e de muitos feitos também! Mas temos assim elencados, algumas situações muito graves em nossa Cidade, ao qual a gente está se propondo de enfrentar, estes grandes desafios. Um destes desafios é a questão energética de nossa Cidade, onde uma Cidade com duzentos e sessenta mil habitantes temos apenas duas Subestações. Então, carece de pelo menos uma ou duas Subestações para equalizar o potencial energético do nosso município. Tem outras situações também, principalmente o problema relacionado na área da Infraestrutura, que diga a questão das RS, a nossa RS 118, que até agora não tem nem projeto, o projeto está parado em Gravataí e nós precisamos muito da duplicação daquele trecho, visto que ocorrem muito acidentes com gravidade ali. A nossa RS 040, que também, já de muitas décadas não desenvolve o seu potencial de seus retornos e entornos e elevada inclusive. Tem um projeto da elevada da congruência da RS 040 com a 118, que desafogaria em muito aquele trecho ali e principalmente no período de praia. A problemática que também temos com a Estrada Caminho do Meio, que vamos dizer que não é uma rodovia, mas, que é uma via importante que abrange três Municípios, nossas Cidades de Alvorada, Viamão e Porto Alegre e quem passa por ali de manhã, vê e até tu deves ter passado por estas situações, de um enforcamento total e geral, onde milhares de veículos trafegam com muita dificuldade e a nossa Cidade que está tão pertinho de Porto Alegre, chega a coisa de duas horas para sair ali de Viamão para Porto Alegre.
JCV – Pois é, tem acontecido um comentário bastante comum do trânsito, que com a redução dos IPIs aumentou o número de fluxo de veículos e as Cidades continuaram as mesmas e em alguns casos isto agravou o processo. Eu mesmo, aqui em Porto Alegre, levava vinte minutos da minha casa até o centro, hoje levo em média quarenta minutos a uma hora, dependendo da situação e do horário. Em Viamão aconteceu a mesma situação, a gente percebe também que as pessoas precisam levantar mais cedo, são menos horas de descanso, mais incômodo no trânsito, é necessário realmente estas transformações que o Sr. está comentando.
Zilmar Rocha – São três eixos da maior importância para o nosso Município, para alavancar o nosso Município. Temos outra situação com o Hospital Regional que está se arvorando ali, próximo a nossa Cidade de Viamão, em Alvorada ou por ali, que é um equipamento muito importante que nós também estaremos fiscalizando e acompanhando esta obra importante que precisamos ter sim, mas um Hospital na nossa Cidade.
JCV – No caso deste Hospital, eu andei até conversando com a Diretora deste Departamento no Governo do Estado e ela disse que, realmente, já existe para esta situação, mas que ela também não foi contatada para avançar nesta discussão. Então quero fazer uma sugestão ao Gabinete, que faça o contato com o Gabinete dos Prefeitos, com o Affonso Motta, com a Direção da área do Hospital aqui no Estado do Rio Grande do Sul, que eles realmente estão aguardando uma discussão um pouco mais intensa a este respeito. E já estão sabendo que vão ser cobrados pelo Jornal Correio de Viamão porque já estamos em contato com eles!
Zilmar Rocha – Que bom!
JCV – Vamos cobrar juntos, vamos fazer a cobrança! Estaremos cobrando junto com o Sr. estaremos sendo parceiros nestas idéias.
Zilmar Rocha – Então são três aspectos de nossa Cidade e este contexto das dificuldades, o que ocorre? Ocorre que várias empresas vão lá fazer visita, nós temos lá uma área plana muito boa. Mas, o que ocorre? Nós temos dificuldade de duas situações, que é a questão energética, que uma grande empresa não vai ter a capacidade de elencar uma grande obra com uma baixa densidade de energia elétrica e também a questão dos acessos, que é o outro problema. Então nós temos dois problemas graves!
JCV – O Sr. já conversou com o Prefeito de Viamão? São partidos diferentes, até opositores! Mas eu acredito que Viamão é mais importante que as ideologias! O Sr. chegou a conversar com ele em alguma reunião? Chamou ele ou ele lhe chamou para alguma conversa para decidir alguma coisa?
Zilmar Rocha – Não, até o presente momento nós não tivemos ainda esta oportunidade, dado o pequeno espaço de tempo e que nós ainda estamos em tratativas, mas, nós teremos sim a oportunidade de conversar com o Prefeito que tem esta responsabilidade também, nós todos temos!
JCV – Sim, é um grande avanço para Cidade, com certeza, é um grande avanço independente de ideologias, acho que Viamão precisa muito desta relação, desta boa relação entre os dois! Nós faremos a cobertura, iremos também cobrar do Prefeito, que ele esteja também entrando em contato com o Sr. e fazendo a parte de aproximar estas necessidades da Cidade, colocando acima de qualquer coisa. Porque Viamão precisa destes avanços.
Zilmar Rocha – Com certeza!
JCV – E a questão do lixo? É uma questão grave, me parece, na cidade!
Zilmar Rocha – Exatamente! Nós temos lá aquele aterro sanitário, onde se sabe que tem algum tempo apresentado saturação, então logicamente temos de elencar ai uma solução deste problema ambiental.
JCV – Acabei de participar de uma reunião de Consórcios aqui na Assembléia Legislativa e o ex-Vereador Adeli Sell, agora trabalhando no Gabinete dos Prefeitos, com o Affonso Motta, no Palácio Piratini, comentou, no encerramento dele de que, de fato, não há um planejamento para Resíduos Sólidos no Estado do Rio Grande do Sul. Quer dizer, da mesma forma que não há ainda o projeto para a Estrada lá em Viamão, não há projetos para Resíduos Sólidos, que a lei federal determina desde o final do ano passado, então realmente, o Estado do Rio Grande do Sul está atrasado com algumas situações e é necessário, esta sua aproximação neste sentido, que vai favorecer a Cidade tremendamente! Eu lhe agradeço então a entrevista.
Zilmar Rocha – Estamos as ordens meu amigo!


*Observação Final: É importante lembrar que Zilmar Rocha foi obrigado a renunciar ao seu mandato de Vereador para poder assumir como Deputado Estadual em nome de Viamão e com o retorno da Deputada Stela Farias, de Alvorada, Viamão perde a oportunidade de ter voz e vez no Estado do Rio Grande do Sul. Independente das articulações políticas que o Partido dos Trabalhadores tenha para o ano que vem, o Jornal Correio de Viamão não vê a URGÊNCIA de retirar este espaço de articulação de nossa cidade para favorecer o governo ou mesmo ao PT. Foi, uma grande perda política e social para toda a região e por certo, Zilmar Rocha, agora sem função de Deputado e de Vereador se quer, foi tremendamente prejudicado com esta situação!

Antonio Roberto Vigne
Cientista Político
Colunista Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário