sexta-feira, 14 de março de 2014

Corrupto – Você é ativo ou passivo?


O que é corrupção?

Corrupção é, basicamente, corromper algo ou alguma coisa! Não precisa ser lei, pode ser uma regra social qualquer, um sistema qualquer, uma ordem estabelecida. Quando se rompe a regra, quando se quebra o sistema, ocorre a corrupção, a ruptura, é o mesmo que romper algo estabelecido.

Pode haver corrupção pró-ativa?


Pode, no caso de rompimento de regras sociais que estagnavam a sociedade, todas as rupturas ajudaram na evolução social. A dar-se como exemplo temos o fato de que na Idade Média havia escravidão e romper isto, lutando pela liberdade dos escravos, foi inicialmente uma subversão. O direito de voto das mulheres, a simples solicitação deste direito era entendida como subversão, mas sem esta luta feminista não haveria hoje este direito, nestes casos e em situações similares havia uma corrupção pró-ativa do sistema, ou seja, a corrupção de algo que mesmo sendo lei e regra social estabelecida, não qualificava a humanidade, não era moral, apesar de ser ético e legal. O Movimento Hippie foi um exemplo claro de como a subversão não precisa ser violenta ou errada, pois muitas de suas lutas sociais se embasavam na igualdade de direitos raciais, sociais, sexuais e de gênero, sendo que seu principal lema era "Paz e Amor".


O que é Ética?


Ética é um conceito coletivo e universal. Matar alguém sem motivo algum, como legítima defesa direta ou de terceiros, é crime em qualquer lugar do mundo, é anti-ético tirar uma vida humana. Roubar é anti-ético em qualquer lugar do mundo, pegar algo que não lhe pertence, sem autorização dos legítimos proprietários é anti-ético.

O que é Moral?


Moral é um conceito individual. Ser contra ou a favor do aborto legal, ser contra ou a favor da pena de morte para crimes hediondos, são exemplos de conceitos morais. A moral vai mais das experiências individuais de cada ser humano que de qualquer outra coisa. Pode ser reforçada por conceitos religiosos ou políticos, dai a grande quantidade de crenças religiosas no mundo e de partidos políticos com diferentes propostas. Em alguns casos existe o fisiologismo, que é a existência de entidades que deveriam representar um conceito moral, mas que visam somente lucro ou poder, nestes casos, ocorre ai a corrupção do sistema moral por parte destas entidades. A distorção da moral define o que é uma entidade séria ou não!



Quando efetivamente ocorre a corrupção negativa?


Quando o rompimento do sistema deixa de ser pró-ativo, deixa de obter uma vantagem social para única e exclusivamente promover um benefício social ou político individual. A subversão social, neste momento, se torna além de ilegal, ilegítima, torna-se um abuso dos direitos, suprimindo deveres para levar-se vantagem sobre tudo e sobre todos que nos cercam, afim de justificar que os fins adotados justificariam os meios empregados para se obter algo ou alguma coisa. Este "jeitinho" de se conseguir algo, esta "malandragem" pode parecer esperteza, mas de fato é pura corrupção, não passa disto! Em muitos casos, tais posturas alimentam o tráfico de drogas e armas, direta ou indiretamente. Em todos os casos, no entanto, esta forma de subversão promove um ato ilegal e danoso para a coletividade, promovendo a regressão dos valores sociais éticos e morais.


O que é Corrupção Passiva?


Corrupção Passiva é aquela em que o sujeito se permite corromper. Desde atos mais simples e banais, como permitir que um amigo entre na sua frente em uma fila longa, desrespeitando que estava horas esperando logo atras de você para dar vantagem a um amigo seu, alegando que estava guardando lugar pra ele, até o de aceitar propina, seja em forma de presentes ou dinheiro, para promover uma vantagem qualquer na liberação de algum documento público, tais casos e similares se enquadram neste sistema. Ou seja, Corrupção Passiva é aquela em que o sujeito sofre a ação da corrupção e permite sua ocorrência.



O que é Corrupção Ativa?


Corrupção Ativa é aquela praticada por um sujeito que busca promover a corrupção, ou seja, ele é agente direto, ele promove a ação, é ativo no processo. Se no caso do passivo, receber dinheiro torna o sujeito um corrupto, no caso ativo, entregar o dinheiro ou presente para comprar algo que não se teria tão facilmente por conta de regras sociais ou leis estabelecidas, promovendo assim uma vantagem sobre outros indivíduos, isto torna este indivíduo um corrupto ativo, um promotor da corrupção, um agente direto da corrupção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário