quinta-feira, 13 de março de 2014

A Hanseníase ainda existe!

A Hanseníase ainda existe!

Foto de Rene Mass – 2011
A afirmação é do Secretário Estadual da Saúde Ciro Simoni do Rio Grande do Sul, que em um comentário encerrou a polêmica sobre a possibilidade de transformação do Hospital Colônia em Viamão em um hospital popular, para atingir outros segmentos da sociedade Viamonense, argumentou:
“A comunidade da associação nacional de luta contra a Hanseníase é sim muito presente e atuante e tem neste local uma referência nacional, esta portanto, descartada a utilização desta área para fins outros que o atual!”
A afirmação retira a dúvida que pairava sobre o debate, pois o próprio Diretor do Hospital Colônia de Viamão, Alexandre Godói tinha por esperança modificar esta situação, por certo não teve diálogo direto com o Secretário como foi o nosso caso, meu e do Jornalista Ronaldo Bonemann, que me acompanhava na hora em uma reunião para tratarmos deste e de outros assuntos com o Secretário de saúde do Estado. O “ruído” de comunicação é estranho por que ambos são do mesmo partido, por isto não deveria ocorrer este problema.
Quem está errado nesta situação, se é que está? Ora, Godói como Diretor do Hospital por certo viu potencial ampliado do mesmo e ao prestar a entrevista: 
http://jornalcorreiodeviamao.com.br/2013/09/30/alexandre-godoy-fala-so-depende-municipio/ tinha boa intenção, cremos, mas antes de promover tal afirmação deveria consultar o Secretário e até mesmo agilizar contato com o Prefeito e o Secretário municipal de Viamão. Mesmo sendo Secretário Estadual, Ciro Simoni depende de discussão deste tema com a Assembléia Legislativa e com o Governador, Secretário não decide nada sozinho, não em um sistema democrático real! Fazer parte do poder executivo não nos torna todo poderosos, como muitos pensam e o que parece as vezes falta de vontade política é na verdade um respeito a vontade da maioria que necessita de algo do modo que está. As vezes, manter algo, preservar algo, é uma conquista maior que destruir e refazer este algo.
Alexandre Godói sendo entrevistado por Antonio Ilha na Rádio Itapuã FM em Viamão
Para lhes lembrar, “Hanseníase” é o nome de uma doença que até a descoberta da sua cura pelo médico Gerhard Hansen, tinha o nome de “Lepra” e sim, ainda existe, sendo que o local de tratamento é ainda o hospital de Viamão. Hoje tem cura, tem tratamento, mas o desconforto social é tremendo e é necessário um local específico para abrigar estes pacientes em casos deste tipo. Viamão é referência nacional nestas situações. Por certo que para os cidadãos de Viamão seria muito mais “útil” um hospital em sua cidade que atendesse a todos e não só uma especialidade. Mas quantos gostariam de conviver com portadores desta doença? Quantos se dispõem a isto? Lembrando que a lepra era a AIDS nos tempos bíblicos e que sim, é contagiosa sem os cuidados necessários!
Podemos culpar o Diretor Godói por tentar algo mais amplo, qualificando a saúde regional? Talvez, mas isto é problema partidário, é problema político, pois de fato houve ruido de comunicação, mas, como disse acima, foi com boa intenção, a de qualificar ao máximo a estrutura oferecida em serviços para a comunidade. Deve ter visto potencial, deve ter entendido como administrador que havia sim condições para tal postura, isto por si só é louvável, não pejorativo. No entanto, a demora de efetivação de sua proposta lhe criou desconforto político e social, pagou de mentiroso, tentando fazer o bem simplesmente.
Quantos de nós não tentam fazer algo pelo melhor e não conseguem? Somos culpados de tudo que erramos? Houve um erro sim, um erro, falta de comunicação, pura e simples! Lamentamos informar ao povo de Viamão que não há possibilidade de transformar o Hospital Colônia em Hospital social, pois ele é muito importante como é, é sim necessário, útil e é uma referência nacional, palavras estas afirmadas e confirmadas pelo Secretário Estadual de Saúde Ciro Simoni. Esperamos, com este artigo encerrar a polêmica sobre o tema. Para que haja um hospital em Viamão, será preciso criar um novo, não utilizar esta estrutura física!

Antonio Roberto Vigne – Cientista Político – Colunista Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário