quinta-feira, 13 de março de 2014

Solidariedade RS já tem nome para Governo do Estado

Solidariedade RS já tem nome 

para Governo do Estado

Entrevista com Cláudio Janta – Presidente do Partido Solidariedade no RS:
JCV – Sr. Cláudio Janta, Vereador de Porto Alegre, Presidente Estadual do Sindicato da Força Sindical do Rio Grande do Sul e agora a ficha (001) do Rio Grande do Sul no Partido Solidariedade.  Está viajando bastante pelo interior do Estado!
Cláudio Janta – Construindo o Partido! Formando o Partido!
JCV – Mas como o Partido, a cara da Força Sindical, a cara do Janta é hoje o Partido. Não é? Como lá em São Paulo está sendo o Paulinho. É isto?
Cláudio Janta – É, em nível nacional a cara do Partido é a cara do movimento sindical! Nós achamos que existe uma lacuna nos partidos políticos ai, deixados ai, que nem sempre lutaram pelos direitos dos trabalhadores, o próprio exemplo disto é a Constituinte de 1988, onde os Partidos   tiveram um papel fundamental, na ampliação da garantia dos direitos dos trabalhadores e depois disto esta lacuna foi se abrindo, então o nos surgimos para preencher esta lacuna!
JCV – Nos últimos governos, apesar de ser governo socialista, houve algum prejuízo na questão do sindicalismo, prova maior disto foi que na última eleição deixaram de poder contribuir para campanhas eleitorais. Isto desarticulou totalmente as campanhas dos Sindicatos e Associações que teriam representantes. Este foi um dos motivos da criação do Partido Solidariedade?
Cláudio Janta – Tu falaste bem! Eles são governos socialistas, governos populistas, não governos trabalhistas! Governos que implementaram programas sociais de extrema necessidade para o povo brasileiro, mas não vincularam programas para a geração de emprego e renda! Não vincularam programas que tragam dignidade para as pessoas! Não vincularam programas que tragam melhorias para os trabalhadores! Não vincularam programas que acabem o fator previdenciário, programas que reduzam a jornada de trabalho, programas que fortaleçam a indústria nacional, programas que incentivem o jovem a estudar, da pré-escola ao doutorado, então, são programas que vem beneficiando cada vez mais o setor financeiro, vem beneficiando cada vez mais os juros. A prova disto é que a semana passada os juros bateram  a 9%, beneficiando o capital especulativo, por isto que nós surgimos, com o objetivo de lutar por bandeiras históricas dos trabalhadores socialmente.
JCV – Pois é, e agora tu tocaste em uma coisa bem interessante, tanto você quanto o Paulinho da Força, vem do PDT, a base do Trabalhismo, isto significa que o trabalhismo não está mais sendo representado, a Força Sindical entendeu que os Sindicatos não se viam mais representados no PDT e por isto o afastamento?
Cláudio Janta – Olha, nós não nos víamos representados em vários partidos Políticos! Não é a toa que o nosso partido saiu com 23 Deputados Federais, oriundos do PDT, do PSB, do PT, de vários partidos.
JCV – Não é uma coisa exclusiva do PDT? Na verdade é uma coisa do governo e das alianças do governo?
Cláudio Janta – Não, é uma coisa que vem de vários Partidos! Não é a toa que aqui no Rio Grande do Sul os Vereadores que estão compondo o nosso Partido vêm oriundos do PDT, do PSB, do PPS, vem alguns do PMDB, vem oriundos até do próprio PT. Mas o que chama a atenção, principalmente no Rio Grande do Sul, é que 90% dos Vereadores que compõe o Solidariedade são todos Vereadores de primeiro mandato! Por que chama a atenção isto? É que as pessoas chegaram aos seus partidos com um propósito de lutar pelo que defendiam, pelo que achavam bom, pelo que achavam que teriam encontrado nos Partidos e viram que isto era uma utopia e agora nós achamos que temos de ser objetivos e pragmáticos. A semana passada aprovamos aqui na Câmara de Vereadores um projeto que institui, nas paradas de ônibus, nos finais de linha, banheiros para os motoristas e cobradores de ônibus. Isto é política? Para nós é política, isto é objetivo! Então é isto que nós estamos indo atrás, de resolver a vida dos trabalhadores e de suas famílias imediatamente!
JCV – O Projeto do Solidariedade já sai com Candidato para Governo do Estado nesta eleição?
Cláudio Janta – Olha, se não houve nenhum candidato a Governo do Estado que no seu projeto, tenha, por exemplo, cumprir o piso do magistério e se aproximar da PEC 300 que dá um salário digno aos brigadianos, provavelmente nós teremos um candidato a Governador do Estado. Nome para isto nós temos! Nós temos um bom nome para concorrer ao Governo do Estado!
JCV – Seria Cláudio Janta?
Cláudio Janta – Cassiá Carpes!
JCV – Então ele seria o nome…?
Cláudio Janta – Se nenhum nome chegar ao que nós achamos que tem que fazer no Goveno do Estado, que é chamar a União e discutir a dívida pública do Rio Grande do Sul, pagar um piso descente para os Professores e um salário digno para os brigadianos, nós temos um nome para Governador do Estado que se chama Cassiá Carpes!
JCV – Muito interessante!
Cláudio Janta – Não adianta nós discutirmos o metrô, de dois em dois anos Porto Alegre discute o metrô e agora voltamos a discutir o metrô, mas não discutimos a dívida pública do Rio Grande do Sul, não discutimos a dívida pública das Prefeituras, não discutimos o cumprimento do piso do Magistério, não discutimos um salário digno para os Professores, não discutimos a lição de casa que o Estado do Rio Grande do Sul tem que fazer! Discutimos uma utopia, que é trazer o metrô para Porto Alegre.
JCV – Pelo discurso que tu estás fazendo aqui neste momento, eu entendo que você é oposição, no caso, não você, mas o Solidariedade, é oposição aos atuais governos existentes. É isto? Ou pode se coligar com algum partido?
Cláudio Janta – Não, nós não somos oposição e não somos situação, tudo que houver no Governo Municipal, Estadual e Federal, tudo que houver de bom para o povo e para os trabalhadores, nós estaremos lado a lado ao Governo! Tudo que houver de bom! Aqui mesmo, na Câmara de Vereadores, tudo que vem de bom do Executivo nós apoiamos, vamos para a tribuna e defendemos! Agora mesmo, o Governo mandou para cá a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), nós fomos para a tribuna e defendemos a LDO. Agora o que tiver de ruim nós vamos criticar e vamos tentar recompor, vamos tentar orientar, vamos tentar compor junto para que haja um entendimento para que as coisas melhorem. No Rio Grande do Sul, não adianta nós discutirmos, nós discutimos na última eleição as obras da Copa, está tudo parado. Nós não queremos discutir um governo que se baseia somente em uma obra. O Governo do Rio Grande do Sul não pode se embasar somente na questão do Metrô de Porto Alegre, que estão querendo pautar a próxima eleição no Metrô de Porto Alegre, nós temos de nos embasar no Estado. O Estado para crescer, ele precisa discutir a sua dívida pública, com a união, o Estado para crescer precisa desenvolver a questão da educação e a educação se faz com salário digno para Professores, o Estado para desenvolver precisa ter um funcionalismo forte e atuante e isto não está acontecendo, quando o Estado não tem dinheiro para pagar um salário decente para os Brigadianos, para a Polícia Civil e para os seus técnicos, então, isto nós temos que discutir.
JCV – Para encerrar, nas próximas eleições, pelo que está sendo aprovado agora no Congresso Nacional, Partidos que estão sendo criados não irão carregar consigo os seus tempos de televisão e rádio, esta é a última eleição que ainda é permitida esta situação, então estes últimos dois partidos que foram criados, contando com o Solidariedade, permite esta transferência de tempo de rádio e de televisão. Vocês vão fazer alguma coligação? Pretendem se unir, pelo fato de ser um Partido novo, ou já tem tempo próprio para disputar uma eleição sozinhos, caso queiram?
Cláudio Janta – Olha, nós temos tempo suficiente! Nós vimos ai Partido com tempo inferior ao nosso, com metade do nosso tempo.
JCV – Quanto tempo?
Cláudio Janta – Nós temos em torno de dois minutos!
JCV – Muito bom!
Cláudio Janta – E nós vimos Partidos com metade do nosso tempo, ou com um terço do nosso tempo sonhando com o poder! Todo Partido sonha com o Poder!
JCV – Sim, isto é verdade!
Cláudio Janta – Então?!  O PT iniciou disputando eleição sozinho! Todo mundo dizia que era uma utopia e hoje chegou a Presidência da República por três mandatos, disputando o seu quarto mandato! Chegou ao segundo mandato no Governo do Estado disputando o seu terceiro mandato. O PSB já está ai né?! Também disputando com cinco Governos do Estado. Quem diria isto? E por ai vai! O PSOL já governa algum Estado. Então, se nós não virmos nenhum partido sinalizar com o que eu te falei, nós podemos, nós temos um bom candidato, um cara íntegro, idôneo, que é o Cassiá Carpes, então nada impede que a gente dispute o Governo do Estado, que nós possamos ir para a TV com o nosso tempo, que traga alguém junto conosco, que pense no nosso campo, para discutir e levar a nossa opinião para o povo de Porto Alegre, do Rio Grande do Sul, que nós temos que rediscutir a dívida pública, que nós temos que fazer este Estado crescer, que todas as regiões do Rio Grande do Sul tem que ter a mesma oportunidade, que todas as regiões do Rio Grande do Sul têm que não só ficar discutindo o fundo partidário, não só ficar discutindo o fundo de participação dos municípios, não só ficar discutindo a parte que a União detém. A União detém 62% dos impostos! A União detém 100% de taxas e tributos e repassa quase todas as obrigações para os Municípios! Nós temos também que discutir a questão do novo Pacto Federativo, então estas questões que nós queremos discutir.
JCV – E o Presidente Cláudio Janta, do Solidariedade no Estado?
Cláudio Janta – Sim, sou o Presidente do Solidariedade no Estado, hoje eu coordeno ele, nós temos uma Comissão Provisória e eu faço a Coordenação do Partido e serei o Presidente do Partido no Rio Grande do Sul!
JCV – Parabéns, muito obrigado pela entrevista!
Cláudio Janta – Muito obrigado!

 JCV – Antonio Roberto Vigne
Fotos da Assessoria de Imprensa do Gabinete do Vereador Cláudio Janta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário