quinta-feira, 13 de março de 2014

Presidente Nacional do PEN oferece a sigla para Marina Silva

Presidente Nacional do PEN oferece a sigla para Marina Silva

Antonio Roberto Vigne Entrevista Adilson Barroso – Presidente Nacional do PEN – Foto: Juliane Buffon
Em entrevista neste sábado, dia 16 de março de 2013, nos momentos que antecediam a um evento Estadual do Partido no Plenarinho da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, o Presidente Nacional do Partido da Ecologia Nacional (PEN), Ex-Deputado Estadual por São Paulo, Adilson Barroso,  pelo Partido Social Cristão, fez algumas declarações extremamente interessantes ao Jornal Correio de Viamão e que podem já começar a desenhar o cenário para 2014 nas eleições nacionais.
Segundo ele, por opção evangélico, seu partido não é discriminador em opção religiosas, sendo laico para candidatos e participantes, o partido não se envolveu até o momento com religião especificamente e ele não é pastor ou líder religioso, é apenas a sua opção pessoal, não influenciando seus companheiros partidários neste sentido. O PEN tem o número 51 e segundo Adilson Barroso, assim como o partido nada tem a ver com o número de uma marca famosa de bebida nacional, “Não se trata de uma boa ideia, mas de uma grande ideia!” diz ele. Também não tem a ver com religião, Adilson sabe que algumas das propostas dos novos partidos que estão surgindo no Brasil possuem propostas religiosas, mas, segundo ele não é o caso do PEN, sendo aberto a todos que tiverem interesse em participar, pelo site:www.pen.org.br  ou www.pen51.org.br
Encontro Estadual do PEN na AL-RS em 16- 03-2013 – Foto: Juliane Buffon
 Adilson Barroso deixa claro que o PEN não defende ecologia somente, defende SUSTENTABILIDADE, ele entende que muitos dos que defendem propostas ecológicas não gostam da sustentabilidade, mas, todos que a defendem gostam e praticam ecologia de modo viável, sendo esta a proposta principal de seu partido. A proposta agora é formar quadros qualificados no Estado do Rio Grande do Sul. O PEN já possui na Paraíba dez Deputados Estaduais, entre eles, o Presidente da Assembléia  deste Estado; no Acre possuem sete Deputados Estaduais;  já sendo o décimo quinto partido em tamanho no Brasil, deixando de ser um partido regional para ser um partido nacional com apenas seis meses de vida; possui ainda, cinco Deputados Distritais em Brasília, dois Deputados Estaduais em Minas Gerais; um Deputado em São Paulo; no Paraná já possui um Deputado Estadual e outro Federal; um Deputado Federal em Rondônia; tem Deputado Federal em Roraima, tem Deputado Federal em Tocantins e Deputado Federal em Alagoas, para citar alguns casos. No Rio Grande do Sul, cita Fábio Rocha, Presidente Estadual do PEN no Rio Grande do Sul, já existem vinte municípios com estruturas diretivas do PEN, entre elas a de Viamão, com o Sr. Diomar Neumann.
 Sobre a possível volta da Cláusula de Barreira, Adilson Barroso diz não temê-la, apesar de ser o último partido a ser formado, sendo o trigésimo partido nacional, isto mesmo, existem hoje exatamente trinta partidos no Brasil e o PEN é o último desta lista, mas, em suas palavras, ele criou um partido para crescer, não como alguns que mesmo existindo no papel, nunca tiveram representantes Estaduais ou nacionais. O PEN já nasceu com representatividade e só pretende ampliar ainda mais isto em 2014, diz o seu Presidente Nacional. Citou casos de partidos com 90 anos de existência  e sem um Deputado Estadual ou Federal se quer no Brasil e ele já possui 35 Deputados Estaduais no PEN, com este pouco tempo de fundação.
Sandra Rocha e Simone Moura de Sousa(Coordenadora Estadual) PEN Mulher RS – Foto: Juliane Buffon
Mas onde o PEN se destaca de fato para o Pleito de 2014? Segundo Adilson Barroso, nenhum partido do Rio Grande do Sul tem hoje o tempo de espaço em Rádio e TV que no horário eleitoral gratuito que o PEN já possui, tendo quarenta minutos de exposição na mídia já destinados só para este ano.  O Presidente do PEN afirma que haverá candidatura própria do seu Partido no RS em 2014, assim como, em vários outros Estados nacionais, inclusive no seu, onde afirma que não será o candidato, pois pretende lançar-se a Deputado Federal somente.
O fato mais curioso da entrevista talvez seja a declaração inusitada que surgiu neste momento, o Presidente Nacional do PEN declarou não ter intenção alguma de ser nem candidato a Governador, nem Presidente da República, no entanto disse já estar em tratativas com Rede de Sustentabilidade, da ex-candidata a Presidente nacional, Marina Silva, em ampla campanha de captação de assinaturas para fundar outro partido e que já lhe manifestou o interesse em simplesmente ceder a Presidência nacional do PEN para que a mesma já entre como candidata natural do mesmo a Presidência da República do Brasil. Isto mesmo, se Marina Silva assim desejar, hoje ela possui já um partido político pronto, legalizado, com representatividade e tempo de Rádio e TV e que está disposto a se colocar inteiramente a sua disposição para a sua candidatura nacional. Sem dúvida, nada surpreende mais do que o altruísmo em um momento como este! Entendendo o momento político nacional, o momento pessoal da candidata Marina Silva e  percebendo o potencial político e social desta ação, Adilson Barroso abre mão de qualquer direito que tenha no partido para algo que entende ser maior que ele mesmo e que seu partido, uma proposta nacional, no mínimo, inusitado.
Antonio Roberto Vigne Entrevista Diomar Newmann – 
Presidente Municipal do PEN de Viamão – Foto Juliane Buffon
Possíveis candidatos a Deputado Estaduais, Federais e até a Governadores do Estado do Rio Grande do Sul os Diretores das administrações municipais e da Direção Estadual do PEN vislumbram potencial real de crescimento no Estado. “Em geral, grupos descontentes com o funcionamento de siglas mais tradicionais aproveitam para obter espaço nestes novos grupos.”, disse Fábio Rocha, Presidente Estadual do PEN RS, “Mas não temos pressa para aceitar estas pessoas em nossa sigla, antes de mais nada precisamos enfatizar nossas propostas e que não viemos para o pleito por conta de cargos em nenhum governo!” Afirmou. De fato, o discurso estava afinado, o Presidente do PEN de Viamão Diomar Neumann fez discurso semelhante e com a mesma proposta assegurou que Viamão terá candidato próprio em 2014, com esta mesma linha de pensamento.
Antonio Roberto Vigne Entrevista Fábio Rocha – Presidente Estadual do PEN – Foto: Juliane Buffon
Adilson Barroso deixa claro que a proposta de sustentabilidade pode aproximar o discurso e afinar intenções com a candidata Marina Silva, deixa no entanto claro, o “PEN é o PEN e a Rede de Sustentabilidade é outra coisa diferente, muito embora possam convergir no futuro!”   Ele argumenta algo lógico, ao meu ver, diz que levou seis anos para montar o partido e que falta pouco mais de seis meses somente para o registro oficial ser homologado em tempo hábil para o próximo pleito. Ora, não sendo possível fundar um novo partido e sendo que, em nenhum caso dos grandes partidos ou siglas estes a lançariam como Presidente e Candidata natural sem um conflito interno, assegura, que por sua liderança no PEN, esta transição seria respeitada e admitida naturalmente, sendo facilmente homologada em convenções internas.
Encontro Estadual do PEN na AL-RS – 17-03-2013 – Foto: Juliante Buffon
O Correio de Viamão neste momento, lança então um furo de reportagem nacional, pois entendemos que esta declaração é de fato pertinente, lógico e racional. Ou Marina Silva consegue organizar sua sigla em apenas seis meses, trabalho este que de fato pode levar alguns anos, ou pode ficar fora do próximo pleito, sendo que, sua salvação surge neste momento, o plano “B” foi lançado e o PEN apresenta-se como alternativa viável para manter tanto a sua candidatura como o seu discurso, afinando propostas. Um pequeno partido, recém fundando, pode se tornar uma das principais forças do pleito de 2014, agora é esperar para ver se o convite será o não aceito e até que ponto isto pode influenciar na decisão do povo brasileiro. Por certo, é um fato curioso, que o Correio de Viamão lhes traz em primeira mão na Web e no Jornal. Por certo outros partidos podem agora ter a mesma ideia e proposta, cabe a candidata decidir como agir, se de fato pretende se lançar para o pleito de 2014, é claro.
Reportagem e Entrevistas: Antonio Roberto Vigne – Colunista Político – Cientista Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário