quinta-feira, 13 de março de 2014

Entrevista com o Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre



Entrevista com o Presidente da 

Câmara Municipal de Porto Alegre


Vereador Dr. Thiago Duarte – Talvez esta área pertença a República Independente do Lami e Adjacências?!
Risos
Ronaldo Bonemann – Se fosse o caso, uniria duas áreas muito sofridas, a de Itapuã, de Viamão e do Lami, de Porto Alegre, com as mesmas dificuldades. E a idéia dos Itapuenses é exatamente esta de, quem sabe, unir Lami e Itapuã e criar um só município.
Antonio Roberto Vigne – Processo emancipatório, caso ninguém queira se responsabilizar de fato pela área.
Ronaldo Bonemann – O Vigne fez esta introdução, mas eu queria que o Sr. falasse um pouco de sua trajetória política, um de como o Sr começou. O Sr. é médico ginecologista.  Como começou a idéia de se inserir na política?
Vereador Dr. Thiago Duarte – Sou médico, fiz minha formação em medicina e comecei a minha residência médica no Hospital Presidente Vargas em Porto Alegre em gineco e obstetrícia. Lá, no segundo ano eu comecei a minha formação jurídica e fiz Direito, na Pontifícia Universidade Católica, tanto que eu era Professor de Medicina legal na UFGRS, no curso de Direito e nos outros turnos eu era aluno da PUC, além da residência. Eu acabei acumulando estas duas formações e no último ano de residência, em 1999 e 2000, eu ingressei na Prefeitura por Concurso Público e fui encaminhado ao Posto de Saúde do Lami.
Antonio Roberto Vigne – Com proximidade de Viamão total!
Vereador Dr. Thiago Duarte – Eu comecei como ginecologista e acabei como médico do Lami, a posição ao qual me encontro inclusive hoje. Foi um compromisso desde a primeira campanha de que eu não ia deixar de atender, o que eu continuo fazendo hoje, lá! Eu nunca concorri a Diretório Acadêmico, a Centro Acadêmico, nunca concorri a nada disto, sendo uma vez apenas líder de turma no Rosário, mas nunca concorri a nada e daí por influência de algumas pacientes, em 2003, me disseram: “Ah, mas o Sr. questiona, diz que tem diversas coisas erradas, o Sr. poderia fazer algo mais consistente!” Digo, tipo o que, além reclamar? “O Sr. poderia concorrer então, o Sr. reclama tanto, então concorra!” Então ta, vou me filiar a um partido! Venho de uma história trabalhista, o meu pai sempre foi trabalhista e graças a uma bolsa do Brizola, ele diz até hoje, pôde se formar em Direito! Aliás, como devem ter percebido quando passaram por aquela sala, tem gente que tem foto do Lula na parede, tem gente que coloca a foto da Dilma na parede, tem gente que coloca a própria foto na parede, eu coloquei a foto do meu pai e da minha mãe! Através da influência do meu pai eu investi no PDT e ai concorri em 2004 e fiz campanha basicamente nos arredores do posto e com as pessoas da família e obtive, em um mês e meio de campanha, 2.495 votos. A partir daí, ingressa na Secretaria, creio, o melhor Secretário da Saúde que o município de Porto Alegre teve nos últimos vinte anos, Dr. Pedro Guss, que não era político também e tinha sido meu professor no Hospital de Clínicas, foi paraninfo da minha turma e ele me convidou para coordenar todo o distrito sanitário ao qual o Posto do Lami fazia parte, eu passei a ser Gerente Distrital de Saúde da Restinga e Extremo Sul. O Dr. Pedro me convidou! Proctologista do Hospital de Clínicas e daí, com todas as carências da região que ele sempre me perguntava ele dizia: “Thiago, mesmo com toda a dificuldade, a região que menos me dá trabalho é a Restinga e o Extremo Sul, que eu me sinto mais em dívida por ser a região mais vulnerável da cidade em termos de saúde! “ Pois é Dr. A gente tem se esforçado bastante lá? “O que tu achas que é mais importante para a Restinga e os usuários dela?” Olha Dr. Pedro, tem duas coisas que são muito importantes para aquela comunidade lá, que eu já trabalhava a oito anos, a primeira é de alguma forma atuar no combate a drogadição e a segunda é o planejamento familiar! “Você acha?” Eu acho! Nós já havíamos ido nas escolas e lá feito o diagnóstico de que 30% das grávidas da Restinga e do Extremo Sul são adolescentes.
Antonio Roberto Vigne – Um problema similar em Viamão né?!
Vereador Dr. Thiago Duarte – É, e na Restinga e Extremo Sul temos a menor taxa de crescimento da cidade. Enquanto a cidade tem uma taxa de crescimento populacional de 1,2% a Restinga tinha, naquele momento 2,4%! E o problema não era informação! Nos fomos, eu e um grupo de Enfermeiras, Ginecologistas, Pediatras, em escolas falar sobre os cuidados anticoncepcionais durante um ano e a taxa de natalidade não se alterou. Então o Dr. Pedro me perguntou: “E como é se faz para reduzir isto?” Nós temos de usar o temos de mais moderno na tecnologia médica, temos de dar uma alternativa e ai surgiu o Projeto dos Implantes! Ai o Dr. Pedro conseguiu em uma parceria com o grupo Gerdau 2.500 implantes, que é aquele anticoncepcional que se coloca em baixo do braço, para a cidade de Porto Alegre e para inicialmente ser colocado nas pessoas que mais precisavam, as pessoas que queriam e nada foi feito contra a vontade, com as meninas da Restinga. Daí começamos aquele projeto, no qual ele determinou que eu fosse o coordenador de toda a cidade, sendo que, coloquei pessoalmente 178 na área da Restinga e lá a taxa de natalidade diminuiu em dois anos quatro pontos percentuais, a mortalidade infantil acompanhou isto!  Em nome disto, representando este Projeto, mais que o meu nome, eu concorri a segunda vez em 2008, indo para 6.100 votos, fiquei como vigésimo Vereador mais votado desta casa, mas, por ironia do destino eu fiquei como primeiro suplente do PDT, por 47 votos. Com a ascensão de dois secretários pelo partido após a eleição e de um Vereador a Deputado eu passei a titular e fiquei no mandato por quatro anos e concorri desta outra vez, sem nenhum grupo político me apoiando e tivemos este orgulho e, compromisso deste outro lado, de termos obtido 11.935 votos! Destes votos, eu gosto de deixar bem gravado, mais da metade deste votos foram obtidos na Restinga, Belém Novo, Ponta Grossa e lá naquela região e lá eu só obtive menos votos que o Prefeito, tive mais votos até que a candidata a Prefeitura em segundo lugar na região.
Antonio Roberto Vigne – Se tivesse saído Prefeito pela região teria ido para o segundo turno!
Ronaldo Bonemann – Esta é a idéia do Lami com Itapuã!
Risos
Vereador Dr. Thiago Duarte – Como muitos dos pacientes que eu atendo na Restinga são pacientes do Lami e do Cantagalo, já fiz muito partos de pacientes do Cantagalo e de Itapuã também, por uma solicitação dos pacientes eu comecei a fazer atendimentos periódicos no antigo Posto de Saúde do Cantagalo, já depois da ponte, ou seja, no Município de Viamão. Eu sempre escutei da população de lá que aquele Posto era inviável de se atender, então eu comecei a ir lá e atender e eu quero dizer que não é inviável de se atender lá! E é importante que o poder público e a Prefeitura de Viamão tenham outros olhos para aquela comunidade do Cantagalo, também a comunidade do Itapuã, mas principalmente a comunidade do Cantagalo. O Posto do Lami começou a credenciar as pessoas, mas de certa forma, também incorreta, da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, começou a desvincular estas pessoas do Lami!
Antonio Roberto Vigne – O Sr. está falando como Médico, não como Vereador e nem como político! O Sr. está dizendo que é viável ali?
Vereador Dr. Thiago Duarte – É viável! É viável o atendimento no Cantagalo! Tem uma estrutura pronta para prestar o atendimento! São cinco salas, com banheiro e uma população carente e organizada, para poder inclusive ajudar neste atendimento. O que fazem com o meu atendimento, eu vou lá todo mês!
Antonio Roberto Vigne – O que falta ali?
Vereador Dr. Thiago Duarte – Falta boa vontade e vontade política!
Ronaldo Bonemann – Um parêntese, estas duas carreiras, a de Médico e de Político, isto por enquanto não lhe prejudica, hoje o Sr. é o Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, a Capital do Estado, daqui a algum tempo isto não vai prejudicar a sua carreira de Médico? Não vai entrar em conflito?  E ai o que o Sr. vai escolher?
Vereador Dr. Thiago Duarte – O meu avô sempre costumava a dizer que a gente tem de dar atividade para aquela pessoa que está cheia de coisa para fazer. O que não tem nada para fazer não acha tempo! Eu já escutei muito, quando fui fazer o vestibular para Medicina, olha, vou fazer Medicina e Direito: “Não, não faz, por que ou vai fazer as duas mal ou tu não vais fazer!” Acabei fazendo as duas e olha que eu acho que não são incompatíveis! Não vão ser incompatíveis e acho que dá para conciliar bem e fazer com que isto potencialize as duas, ou seja, a minha ação como Vereador pode ajudar a minha ação como Médico e eu como Médico encaminho paciente com problema de mama, que eu sei que é urgente, como Médico e que o poder público não toma as medidas corretas naquele caso e eu como parlamentar, como político, eu posso cobrar para que isto efetivamente ocorra e acelere! O contrário também é verdadeiro, eu também como Médico, tenho vivências que os políticos, que os outros Vereadores não tem, então eles não falam com propriedade sobre determinados assuntos, principalmente na área da saúde!
Ronaldo Bonemann – Pois é, agora vou lhe deixar em uma sinuca de bico. O Sr. como Médico e como Político, vê alguma saída para a saúde?
Vereador Dr. Thiago Duarte – Vejo! Nós precisamos fazer um, eu escutava na época que nós saíamos da ditadura que precisaríamos fazer um pacto, e eu acho que na saúde nós precisamos fazer um pacto! Não é dizendo que os profissionais da saúde não trabalham, porque eles trabalham, trabalham bastante! Não é colocando todos os problemas da saúde nas pessoas que fazem o atendimento! Não é dizendo que os pacientes não sabem a onde ire por isto é que a saúde vai mal! Não é transferindo a culpa e a responsabilidade que nós vamos resolver o problema! Nós vamos resolver o problema tratando as pessoas! Os pacientes não vão mais agora no HPS ou no Clínicas, pois são mandados de volta de taxi, um absurdo, mas isto é uma outra conversa! Eu sempre costumo dizer: “Por que os pacientes vãos para as emergências? Eles vão para as emergências porque são inteligentes!” Porque sabem que lá serão atendidos! Não tem médicos nos Postos! As vezes muitos dos Postos não tem Médicos e os que tem os órgãos públicos não dão a possibilidade do Posto ser resolutivo.
Antonio Roberto Vigne – E isto não é um problema só de Porto Alegre?
Vereador Dr. Thiago Duarte – Isto é um problema global, é um problema, isto é um problema Estadual, isto é um problema Nacional, isto é um problema geral!
Antonio Roberto Vigne – Do SUS?
Vereador Dr. Thiago Duarte – Do SUS, isto é um problema do SUS!
Antonio Roberto Vigne – Agradecemos a entrevista!
Vereador Dr. Thiago Duarte – Eu que agradeço!
Entrevista de Antonio Roberto Vigne e Ronaldo Bonemann

Nenhum comentário:

Postar um comentário