sexta-feira, 14 de março de 2014

Conscientização Social e Política na Web

O que escolher neste universo de informação? 

Como agir? Porque agir?

A Internet possibilita que cada um de nos esteja em vários lugares ao mesmo tempo e que possamos fazer qualquer coisa, ler sobre qualquer assunto  e tomar qualquer atitude que desejarmos.
O Marco Civil da Internet brasileira pode não agradar a todos, mas, por certo dará para muitos algo que lhes falta, limites! Abusos são cometidos em nome da pseuda liberdade de expressão e de ação, inúmeras vezes, limites legais e de bom senso ou de boa educação são ultrapassados por não haver quem os freie na web, por não haver leis claras sobre o que pode e o que não pode e, mesmo havendo em alguns casos, por estas não serem respeitadas e não haver como punir facilmente os infratores.
Neste universo caótico, anárquico, selvagem e ilimitado, existem sim algumas propostas de ordem social, existem sim limites e não é só lixo o que se encontra por ai, mas também muita coisa interessante, cabe a você simplesmente saber o que procurar.

Como devemos agir em grupos e 


comunidades nas redes sociais?

  1. Tenha critérios, saiba o que buscar, saiba o que procurar, leia, a leitura ajuda ampliar critérios e ler coisas diferentes evita visão unilateral. Participe de causas úteis!
  2. Tenha referências, busque saber de outras pessoas que ali estão, como agem, como se comportam e como se referem diante deste ato ou fato.
  3. Busque participar de propostas pró-ativas e produtivas, muita coisa que existe por ai não vai fazer nada de positivo por ninguém, só te fará gastar teu tempo.
  4. Busque contrapontos lógicos, técnicos e com base teórica nos casos de dúvida, auxilie-se com profissionais sempre que possível, não aceite que leigos lhe digam como agir.
  5. Evite agir fora da lei, mesmo sendo a internet, você pode ser processado se agir fora da lei, pois mesmo demorando, a justiça tem dado ganho de causas em processos para pessoas que foram vítimas de crimes na web. A Internet deixa rastros que podem lhe localizar e punir suas ações e condutas!
  6. Tenha respeito e boa educação com autoridades, grupos de comando, líderes de espaços virtuais e coordenadores de grupos temáticos, se não concorda com algo, retire-se, não apoie e nem dê atenção a causas que não sejam dignas de sua participação.
  7. Por último, se tiver dúvidas, pergunte, participe, interaja, faça a sua parte, pois a sua pergunta pode ser a pergunta de muitos sobre aquele tema e todos juntos podem encontrar uma solução para um problema que um sozinho pode não conseguir encontrar.
Nossa rua, nosso bairro, nossa cidade, nosso Estado, nosso País e até o mundo, possuem causas extremamente urgentes para serem discutidas. Temos centenas de milhares de assuntos interessantes e importantes para discutir. Só as causas de controle social, por exemplo, já nos tomariam muito de nosso tempo ocioso e nem por isto estaríamos fazendo um trabalho partidário, apenas um controle do que é de todos nós, inclusive seu e meu, o controle do dinheiro de nossos impostos em uma determinada área de ação.

Sejas bem vindo ao conceito de Cidadania Virtual:

Jogar um joguinho virtual pode ser divertido, mas não deixará um legado para seus filhos e netos! Mandar mensagem neurolinguística positiva em imagens bucólicas aos seus amigos pode ser um ato de carinho, mas participar de uma petição on line pode ajudar a mudar uma lei nacional por Iniciativa Popular no Congresso Nacional! Assistir vídeos de piada ou quaisquer outros no youtube ou em outro site qualquer pode te relaxar, mas nada te traria mais tranquilidade de saber que fizeste a tua parte em alguma coisa que mudou a história de teu país, mesmo que para isto você nem tenha precisado sair da frente de seu computador.  Agora, você pode e não só pode, como deve fazer a sua parte, sempre que possível. Na Internet você não faz as coisas porque é "forçado" a fazer, faz porque é o certo a fazer! Se você não faz o certo, como pode cobrar de outros que façam então? Tenha responsabilidade social, cultural e política na web, seja um cidadão virtual, seja um ativista, faça a sua parte. A sua consciência irá lhe agradecer no futuro e você deixará bons exemplos para seus filhos e netos. Lembrem-se, tudo que fazemos aqui fica registrado. O que você deixará para seus descendentes pesquisarem sobre vocês na web? Como você quer que o mundo lembre de você de sua vida, de sua história?
Abaixo vou dar alguns exemplos de campanhas que eu mesmo montei na web e que já faço a alguns anos, em todas basta clicar nos links ou nas figuras e serão direcionados ao respectivo site, que caso tenham registro podem entrar nas mesmas, sendo todos bem vindos a colaborar. Como costumo dizer sempre, façam a sua parte, estou fazendo a minha:
Campanha de valorização do voto consciente
Campanha de valorização do voto consciente

 Minhas Comunidades no Orkut - Sejam bem vindos:

Meus Grupos e Páginas no Facebook - 


Sejam bem vindos:

Propostas contra a corrupção na web
Campanha Anti-Corrupção Nacional

Campanhas dos Ministérios Públicos Estaduais:

  • Não a PEC37
  • O que você tem a ver com a corrupção? solicite um Kit gratuito aos cuidados do Sr.  Jairo Moreira jairo@mp.mg.gov.br (Atual coordenador nacional desta campanha) e não esqueça de informar o tamanho de sua camiseta, se P, M, G, ou GG, que será enviado por correio até a sua casa sem qualquer custo. 
Dez motivos para não apoiar a PEC 37
Impunidade Não! Ministério Público com Poder de Investigação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário