sexta-feira, 14 de março de 2014

Protesto sim! Mas com Ordem, pelo Progresso!



Quando for o caso, proteste

 

com inteligência e foco!





Surgiram nos últimos dias, por conta dos protestos nas ruas e na internet, uma série de desenhos e imagens clamando por mudança, muitos deles pedindo paz, ordem social e a não violência, mas existe uma corrente contrária que quer se favorecer com tudo isto e que apoia o vandalismo, tentando justificá-lo como forma de "acordar" o povo adormecido e pressionar os governos e governantes diante das realidades nacionais. É preciso lembrar que a frase de nossa bandeira nacional tem origem positivista, foi sugerida por Benjamin Constant ao criador dela Raimundo Teixeira Mendes, é uma frase resumida de outra criada por Augusto Comte, pai do positivismo mundial: "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim!"  Por isto, amor aqui se entende altruísmo, cooperação, humanismo, paz e não sendo possível colocar toda a frase na bandeira, perdeu-se a linha de raciocínio completa que a originou.  Dai o motivo que muitos agora mudam os lemas de nossa bandeira como forma de protestar contra os atos de violência urbana causados por vândalos infiltrados na multidão que busca por melhoria de qualidade de vida social em protestos legítimos e pacíficos pelo país.

Mas, protestar pelo que? Por que você foi a rua?

1013479_530987393603661_691874149_n1010550_576963385688545_1794177925_n
1016136_10200106521241004_292847178_n

Várias celebridades pelo mundo apoiaram a causa dos brasileiros, que desde cedo deixaram claro que não era apenas por conta dos vinte centavos do transporte público. O Movimento Passe Livre, que foi originado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, agora tinha conquistado redução de tarifa em várias outras cidades pelo Brasil, capitais e interior, mas isto não bastava, isto era simplesmente a gota d'água, um detalhe, a luta era por conquistas sociais e precisava continuar, afinal, o gigante adormecido acordou!

580151_662508793775656_1391174127_n
1017208_626528577358713_578950676_n

Então surgiu uma causa, a PEC 37! Mas o que é uma PEC? PEC é a sigla que abrevia o termo: Proposta de Emenda a Constituição. É o modo legal que é criado para alterar, modificar ou aperfeiçoar leis que constam em artigos da Constituição Federal. Infelizmente, muitos dos que ali estavam protestando nem se quer sabiam o porque ali estavam, apenas queriam um local para desabafar suas frustrações contra o Estado, contra o Governo, contra os políticos e contra os partidos, dai o fato de não aceitarem nenhum político, movimento sindical, bandeira ou partido nos movimentos, havendo até casos de conflitos entre manifestantes neste sentido. O que se viu dali para diante foram agrupamentos de pessoas que protestavam, levavam faixas, cartazes, camisetas, pintavam os seus rostos de verde amarelo, mas não havia uma causa específica, nem se quer a da PEC 37, que só surgiu com força por conta de duas situações, a redução das passagens em São Paulo com a afirmação do Movimento Passe Livre deste Estado de que não mais convocaria passeatas para esta finalidade, pois já havia conquistado o almejado e a forte campanha pela internet sobre o tema, alertando de que naquela semana seria votada a PEC 37 que tinha ganho o apelido de PEC da Impunidade, mesmo assim, muitos não sabiam porque ela era assim chamada.

1017067_10151505082417971_1491922404_n


Mas o que era a PEC da Impunidade?

A PEC 37 visava retirar do Ministério Público o direito de investigação de crimes de corrupção, pois dava o entendimento de que isto era um atribuição exclusiva da Polícia Federal. Por que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) apoiou isto então? Por que para ser Delegado de Polícia é preciso ter formação em Direito e os cargos de Polícia Civil, Brigada Militar e Polícia Federal são cargos de Governos, que ascendem a promoção por interesse político, ou seja, um político em poder é que determina quem vai ocupar qual posto e em qual lugar. Os que possuem melhores ligações políticas, ficam lotados nas melhores delegacias e galgam os melhores cargos, isto poderia servir como moeda de troca em casos de processo de corrupção arquivados, caso não houvesse o controle por um órgão fiscalizador e autônomo, como no caso dos Ministérios Públicos. Quantos que foram pedir pelo fim da PEC 37 realmente sabiam disto? Nunca saberemos ao certo, mas, o importante é que a mobilização funcionou. Curiosamente, vários vídeos  ficaram famosos nos últimos dias sobre o tema no site do Youtube, mas a campanha só ganhou força quando o comentarista da Globo, o Cineasta Arnaldo Jabor, no Jornal Nacional, comentou sobre a chamada PEC da Impunidade, convocando o povo a se manifestar contra ela. Ainda assim, esta foi só a segunda causa dos manifestos e tenho a honra e o prazer de informar, que fui o primeiro a comentar sobre a PEC 37 no Youtube e no Facebook, com um vídeo de uma entrevista que dei a quase um ano e meio atrás, para o Cineasta Luiz Rangel, ou seja, não fosse uma série de acasos, o tema de alta relevância que destaquei no vídeo, teria passado despercebido.


Como posso afirmar com tanta certeza de que a PEC 37 seria aprovada?

Por que o governo aprovou uma lei que seria o "Plano B" da PEC 37 antes da votação da PEC 37, a Lei 12.830 de 2012, promulgada em meio a protestos do povo nas ruas e exatamente no dia de seu discurso em que fala que ouve o clamor do povo e estaria atenta as necessidades dele em seu governo. Criei um texto sobre isto no Jornal Correio de Viamão:

Como enganar uma nação em meio a protestos
Entendam, a Lei existe, foi aprovada e pode dar margem a dupla interpretação, no entanto, perdeu força com a reprovação da PEC 37 no Congresso Nacional e com isto pode ser mais facilmente questionada se empregada para retirar legitimidade do poder de investigação dos Ministérios Públicos por parte do Poder Judiciário, podendo mais facilmente ser considerada inconstitucional em casos desta natureza. Possivelmente ganharia força com a aprovação da PEC 37, a maioria dos Ministros do STF indicados pelo Partido dos Trabalhadores, 80% destes atualmente, garantiria a legitimidade constitucional desta lei, não fosse o caso de uma farta movimentação social contraria. Durante todo este tempo, foi pequeno o apoio a campanha oficial dos Ministérios Públicos no Facebook, as redes sociais pouco falaram sobre isto e mesmo a imprensa, só comentou isto tudo na reta final, no último mês somente, em pequenas notas ou notícias, nada aprofundando o tema, além do vídeo que fiz a longo tempo, nos últimos momentos eu aproveitei o espaço que tinha no Jornal Correio de Viamão para publicar algumas matérias sobre o tema, com autoridades técnicas sobre o assunto:

Promotor do RS explica as Propostas de Emenda a Constituição 33 e 37

PEC 37 pode prejudicar os TREs nas investigações de Corrupção Eleitoral

Observem que no primeiro artigo eu já trato de um outro tema que logo irei comentar, a PEC 33, mas agora só arremato esta informação dizendo que, esta foi a primeira conquista real de todo este movimento nas ruas. A redução de tarifa nos ônibus em nada se compara com a derrubada desta PEC, isto sim foi uma conquista, pois manter o direito de nos defender por parte dos Ministérios Públicos, defender quem nos defende nos casos de corrupção nacional, foi a maior conquista que poderíamos ter obtido, mesmo que isto tenha ocorrido mais por um acaso da sorte e ocasião do momento do que propriamente por um planejamento lógico de grupos organizados. Tivemos mais sorte que juízo neste caso, sinceramente!

Para que isto não ocorra mais, 


o que devemos fazer?


 Ter FOCO!!!


 Como fazer isto?

protestorjvertical1


Pela Paz!!!


É preciso agora ter as seguintes diretrizes:


Passeatas só quando necessárias, para que não haja desgaste dos movimentos e causas, mantendo e ampliando a adesão do povo por causas legítimas!

Sempre que for percebido vandalismo nas passeatas, fotografe ou filme os vândalos e comunique as autoridades policiais urgentemente, para separar o joio do trigo, o verdadeiro ativista social não é vândalo, pois o primeiro luta pelo direito social e o segundo pelo caos social, é tão ou mais corrupto o que permite isto ocorrer!

Percebendo o vandalismo, afastem-se destes, separando-os do grupo para melhor identificação por parte das autoridades policiais, sentem-se pacificamente e destaquem a ação violenta, pois isto demonstrará a ação marginal e suas intenções e uma vez identificados, serão mais facilmente retirados do protesto pacífico para que o mesmo possa ser legitimado e que se amplie com o apoio popular e da mídia.

Todo protesto deve ter uma causa justa e legítima, deve ter foco, sugiro que cada um deles tenha por meta um abaixo assinado de causa para gerar um Lei de Iniciativa Popular. É importante observar que esta proposta de lei precisa ter o mesmo cabeçalho em todas as listas, contendo o nome de cada pessoa que assina, de modo legível e o número de CPF e Título de Eleitor de cada assinante, para que seja comparado na Comissão de Constituição e Justiça do Congresso Nacional. A Comissão só poderá dar parecer se está em conformidade ou não e se a petição não tiver assinaturas virtuais, for real, será aceita, indo nos dois casos para a votação, mas, a real tem chances reais de aprovação. É preciso ter um terço de assinatura dos eleitores brasileiros em pelo menos cinco Estados para se criar uma Lei de Iniciativa Popular no Brasil. A lista deve ser entregue na Comissão de Constituição e Justiça do Congresso Nacional em Brasília, o que significa dizer que alguém deverá arrecadar toda esta lista de todos os Estados e encaminhar a mesma, sugiro que alguma Organização Não Governamental (ONG) legitimamente registrada nas formas da lei tome a frente destes casos e não uma pessoa somente.

Também sugiro, causas de apoio específicas nestes protestos, que podem ser por escrito, não precisam ser leis, mas, do mesmo modo devem ter assinaturas em uma lista com o mesmo cabeçalho padrão em todos os casos e conter nome legível, número de CPF e Título de Eleitor, ser colhida em vários Estados e conter o maior número possível de assinaturas, não precisando ser de um por cento da população, caso não seja a intenção de se criar lei, mas apoiar ou rejeitar uma PEC qualquer. Este recurso é extremamente útil para mostrar foco de um grupo organizado sobre um tema específico.

As assinaturas devem ocorrer em pontos estratégicos, no início e no fim das passeatas, principalmente, podendo haver outros pontos de parada para coletas das mesmas ao longo de trajetos, devem, prioritariamente, ser encabeçadas por uma entidade séria e idônea, uma Associação ou Fundação (ONG), não sendo obrigatório o vínculo político ou religioso desta com governo ou identidade ideológica, mas isto também não precisa ser impeditivo de legitimidade. Cabe ao indivíduo que for apoiar a causa interpretar se ela é ou não legítima neste sentido, independente dos grupos que a levantam.

Partidos Políticos e Sindicatos podem e devem apoiar as causas populares, mas devem evitar os movimentos e só devem apoiar com estruturas físicas, como carros de som, quiosques nos pontos de coletas de assinatura e estruturas de articulação nos pontos chaves. Isto evitará confrontos durante as passeatas e nestes pontos chaves, é fundamental que estes grupos não se envolvam, nem promovam campanhas de candidatos ou ideologias, muito menos panfletagem politico partidária, apenas se façam presentes, apenas apoiem, caso seja o interesse real destes e se houver concordância por parte das lideranças dos movimentos organizados. Em momento algum os textos e listas de assinaturas devem ficar com tais entidades, pois a proposta deve ser popular e mesmo sendo democrática e legítima a participação destas, o povo precisa saber que as causas estão acima das siglas e das matizes das bandeiras ideológicas nacionais. Sou favorável a participação dos partidos nos protestos, não de campanhas nos protestos, os abusos é que promovem os conflitos, por isto cuidado, se não souberem fazer isto, evitem os protestos para que sejam legitimados, respeite-os! Respeite os limites impostos pelos movimentos, eles é que dirão se isto pode ou não ser interessante, não sendo, evitem o conflito direto.

Tenham planejamento, busquem as autoridades policiais para definir rotas das passeatas, lembrem-se, sendo legais e legítimas ganharão apoio popular e promoverão ainda mais o movimento junto a mídia, em caso de abuso, cada vez menos pessoas terão interesse de participar e os movimentos poderão se esvaziar em quantidade e qualidade de ação.

Todo mundo de cara limpa, sem máscara, sem touca ninja, sem cara pintada! Quem não deve não teme! Só se esconde quem tem algo a esconder, cuidado com os vândalos, pois são marginais disfarçados que usam a massa crítica para promover arruaça, caos e desordem social e isto só beneficia ao próprio governo. Sim, ao governo, pois no momento que os protestos são esvaziados em legitimidade, é possível colocar a opinião pública contra eles e mais, em casos extremos, colocar as Forças Armadas nas ruas e impor o Estado de Exceção, o que permitiria que o governo fechasse o Poder Legislativo do Congresso Nacional, o Poder Judiciário, cancelasse eleições democráticas nacionais, cancelasse os Poderes do Ministério Público e dos Tribunais de Contas e modificasse a Constituição Federal conforme o seu interesse. Tudo isto se tornaria legítimo e legal em um Estado de Exceção, que, bastaria haver a alegação de defender o povo dele mesmo, em casos de caos nacional, para preservar a segurança social. Por isto eu neste momento afirmo, PAREM OS PROTESTOS PARA PRESERVAR A DEMOCRACIA! Não permitam que a nossa democracia seja colocada em risco, protestem na hora certa e de maneira que isto tenha resultado real, foco, meta, objetivo, aprendam a protestar! Sigam as dicas que dei aqui, façam a coisa como tem que ser feita, dentro da lei e da ordem social, pelo bem comum, preservem as conquistas de nossos antepassados!

Observação:


Não permitam que governo algum use os protestos contra os manifestantes legítimos, para se perpetuar no poder indefinidamente. Se hoje, por exemplo, houver uma tentativa de Impeachment no Brasil como houve com o Fernando Collor de Mello, Dilma Rousseff não cairá, Collor tinha um partido fraco, o Partido da Reconstrução Nacional (PRN), não tinha base de governo no legislativo, chegou ao poder com o apoio do povo e sem o apoio do Congresso Nacional, não conseguiu governar e no primeiro deslize, nada que se compare ao que ocorre hoje em dia no governo, caiu, na primeira Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra ele. Observem que nos últimos três governos ocorreu apenas uma CPI, a do Mensalão e até o momento não houve nenhum preso dos condenados deste processo, sendo que dois deles fazem parte da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal. Em dizer que Collor caiu e cumpriu os oito anos sem direitos políticos retornando a vida pública, sendo que, no STF não foi encontrada irregularidade no seu governo. Collor caiu de fato não por corrupção, mas por não ter base de governo, pura e simplesmente! O Partido dos trabalhadores tem hoje 80% da bancada do Legislativo no Congresso Nacional, Câmara Federal e Senado, pode, quando quiser, aprovar o que quiser, com ampla maioria, não faz porque não quer a prova é que quando o Congresso se viu pressionado, votou imediatamente a PEC 37, rejeitando-a, mesmo a base do governo, que antes disto a queria aprovada, como mostrei acima.




Lembrem-se, PT não é PRN, Dilma não é Collor, o PT não cai por golpe pois é um partido com base forte organizado nacionalmente, não promovam a tentativa de Impeachment, isto pode ser considerado uma tentativa de golpe de Estado e servir de pretexto para o governo para promover o Estado de Exceção, permanecendo no poder indefinidamente nas formas da lei! Outra coisa importante a ser dita, candidatura avulsa é contra o povo! Candidato sem partido é candidato fraco no poder, pois temos o exemplo de Collor para provar, o parlamento fica forte e deste modo os partidos se fortalecem podendo derrubá-lo e promovendo ao poder quem eles quiserem, em geral, o Presidente da Câmara. Por falar nisto, os que propõe a saída da Dilma hoje clamam por derrubar também Michel Temer (Vice-Presidente) e o Renan Calheiros (Presidente da Câmara Federal), promovendo assim a ascensão ao cargo de Presidente do Sr. Ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Benedito Barbosa Gomes. Ora, mesmo que isto ocorresse, ele ocuparia este cargo só até o momento que a Câmara Federal elegesse um novo Presidente, em apenas uma sessão extraordinária, ou seja, quem prega tal insanidade nada conhece dos riscos de tal ação e por certo ajuda a promover as vantagens de um golpe de Estado do governo contra o povo. Por isto, CUIDADO!!! O POVO VIROU MASSA DE MANOBRA!!! Grupos de interesse querem manter os movimentos mesmo sem causa, para promoção pessoal pura e simples ou para benefício do próprio governo, maior interessado que a tentativa de golpe ocorra!

Pelo que devemos lutar agora então?


Quais as causas mais emergenciais no 

Brasil neste momento?


Muitas são as causas legítimas de nossa nação, mas poucas são as causas que devem nos levar as ruas de fato, o protesto deve ser legítimo e focado como disse acima em todos os textos, por isto, elejo neste momento apenas duas como sendo prioritárias e fundamentais, todas as outras demandam destas, nenhuma outra causa terá efeito se estas não forem observadas, dai a importância das mesmas para o povo brasileiro neste momento.

Não a PEC 33 de 2011 !!!

1044927_595649043808865_968829424_n

A Proposta de Emenda a Constituição 33 de 2011 retira do Poder Judiciário a capacidade de questionamento da Legitimidade Constitucional das Leis criadas pelo Congresso Nacional, ou seja, na prática, tudo que o Legislativo criar, será válido, sem questionamento algum. Para dar um exemplo, a lei 12.830 valerá como sendo a PEC 37! Simples assim. E ai, vale ou não uma ida as ruas para protestar? Mas lembrem-se, nos moldes que sugeri, preferencialmente gerando um documento que mostre por escrito o que o povo quer, dentro da lei e da ordem, sendo protocolado no Congresso Nacional diante das câmeras e gerando um protocolo de acompanhamento para que todos os interessados possam acompanhar e cobrar a postura dos parlamentares com controle social. Abaixo colocarei novamente o link da entrevista com o Promotor do Rio grande do Sul, para que agora percebam que de fato isto também é importante para a preservação da equidade dos poderes nacionais.

Promotor do RS explica as Propostas de Emenda a Constituição 33 e 37
Sugiro ainda a entrevista com a Juíza Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio Grande do Sul sobre algumas questões que a Sra. Presidente da República tem levantado sobre a "urgência" da Reforma Política no Congresso Nacional:
Entrevista Exclusiva com a Presidente do TRE Elaine Harzheim Macedo

Não a PEC 99 de 2011 !!!

ESTADO LAICO-560

Não a PEC/99-2011, esta PEC autoriza a Bancada Cristã, em especial a bancada evangélica, mais forte bancada religiosa do Congresso Nacional, a promover uma Censura de todos os Projetos de Lei que tramitarem no Congresso Nacional, tendo direito de veto dos que forem contrários ao seu interesse. Isto retira do Congresso e da nossa Constituição, a legitimidade de um Estado Laico de Direito, tal proposta é inconstitucional e precisa ser barrada na base, pois caso ocorra qualquer prejuízo ao poder Judiciário nacional, esta proposta colocaria o Estado brasileiro nas mãos de um único grupo religioso nacional em detrimento de todos os demais, é portanto, um risco a democracia nacional. Independente do Brasil ser o maior pais cristão do mundo, isto não dá direito a uma religião querer ter supremacia sobre as leis do país e sobre os direitos dos cidadãos, isto seria um retrocesso histórico do ponto de vista social e jurídico!

Observem dois fatos curiosos, estes projetos todos são de 2011, do governo Lula, no segundo governo do PT, e só agora, durante os períodos de Copa das Confederações e Copa do Mundo, no terceiro governo do PT, é que serão votados. Segundo, tanto a PEC/99-11 quanto o Projeto de Decreto Legislativo (PDC/234), também de 2011, foram criados pela Bancada evangélica e por um único Deputado, o Sr. João Campos, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de Goias. Diferente de que muitos pensam a conhecida proposta hoje conhecia apenas como "Cura Gay", não é de Autoria do Presidente da Comissão de Direitos Humanos, o Deputado Marco Feliciano, do Partido Socialista Cristão (PSC) de São Paulo, mas, por ele ser Presidente da Comissão que este projeto se originou e foi aprovado, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal, ganhou a imagem de criador da mesma na mídia. O projeto da "Cura Gay tem tudo para ser rejeitado, pois é facilmente observado como sendo inconstitucional, pois define o homossexualismo como doença psicológica e gera a definição da opção ou definição sexual de um indivíduo como passível de um tratamento médico para a mesma. Tal postura fere princípios de direitos humanos universais e vai na contrariedade do Estatuto da Diversidade Humana, que está sendo discutido no Congresso Nacional. De fato, caso passe a PEC/99-11  o Estatuto da Diversidade Sexual deverá ser um que será barrado pela bancada cristã. Percebam, todos estes projetos foram criados em 2011!

Portanto, como terceira causa, mais específica a grupos de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transexuais, mas que pode ter o apoio de Simpatizantes, ou seja, uma causa GLBTS, como assim seria conhecida pode ser esta:

Não ao PDC/234-2011 - 


Não a Cura Gay!!!


Esta proposta é discutível, pois não deve servir para gerar preconceitos contra os grupos evangélicos ou cristãos, os mesmos grupos também tem direitos adquiridos por lei, o que não pode é que tal grupo se projete sobre os demais, por isto, o protesto neste caso não pode gerar um novo preconceito, o que faria a perda da razão por parte de ambos os lados. Deve-se pedir simplesmente o arquivamento do PDC/234-2011, um simples abaixo assinado deve protocolado deve resolver isto!




Artistas nacionais já adotaram esta causa que deve tomar as ruas facilmente, mas precisa, como eu disse, para preservar o direito de todos, respeitar a opção religiosa das pessoas, um preconceito não justifica o outro, sendo assim, sejam pontuais, ataquem a proposta, não a religião, a igreja ou aos seus integrantes!
cura-bruno-gagliassocura-leandra-leal

O que foi tiro no pé dentro destes


 últimos movimentos nas ruas?


Fora a Lei 12.830 que foi sancionada pela Presidente no dia de seu discurso a nação, o que considero um abuso e um desafio a inteligência, muito embora legalistas assim não entendam por conta da sutileza da mesma, mas, como já explique acima, são a OAB e por conseguinte os bacharéis em Direito os mais favorecidos com a mesma, o que explica facilmente os grupos de interesse afins existem duas situações que podem parecer inicialmente positivas, mas que de fato, colocam em risco nossa democracia!

O Senado acaba de aprovar uma proposta da OAB na primeira Consocial Nacional que transforma os crimes políticos em crimes hediondos, ora, isto não só desqualifica tecnicamente o que é crime hediondo, o que pode enfraquecer a punibilidade destes casos criminais no futuro, como é passível de uma legítima caça as bruxas por parte de qualquer governo em caso de um governo de um Estado de Exceção, para permitir que todos os oposicionistas sejam considerados criminosos e punidos nas formas da lei com prisão ou o que mais for definido como punição para tais casos. Percebam, não haverá necessidade de julgamento em um caso de Estado de Exceção, só a acusação formal por parte da situação, um risco real em caso de ditadura! Cuidado com o que você pede, pois pode ganhar e não gostar do que vai levar!

Segundo a proposta de uma Constituinte Exclusiva para a Reforma Politica Nacional, muito embora eu seja favorável a proposta em geral, sou favorável que o grupo seja um grupo de notáveis com saber jurídico e social, indicados por seus partidos e com votação específica aberta a população, sendo que, tais parlamentares após a votação das propostas não mais teriam acesso a nenhum cargo público eletivo ou de concurso e não nos moldes propostos, onde claramente o governo e sua base de apoio usarão isto como moeda política eleitoral para benefício próprio e manutenção do poder. No caso, o ideal atualmente seria um Referendo, que além de Constitucional, permitiria que o povo aprovasse ou refutasse alguma proposta já criada pelo Congresso Nacional. O Plebiscito, joga para frente a possibilidade de criar algo que o povo quer em votação, sendo ainda possível distorcer tais interesses com artifícios técnicos na elaboração da lei, o que não torna seguro ao cidadão e nem dá garantia alguma de que será respeitado em sua vontade.

Devemos temer muito reações que em um momento de pressão soam como salvadoras, não existe almoço grátis, quando algo vem muito fácil é porque tem outro interesse por trás, democracia real é feita com Voto e com Controle Social e só com isto, nada mais! É preciso perceber que sempre que não promovemos o controle de quem votamos, permitimos abusos de poder, não importa quem seja. Não basta só votar de quatro em quatro anos, ou de dois em dois anos, democracia é que nem músculo, é preciso exercitar, se não atrofia, vira corrupção! Se você se omitir, vai permitir que isto tudo aconteça e não adianta ir de novo para as ruas sem saber o que pedir, pois se não souber, alguém vai te manipular, vai te usar e quando menos esperar, vai ter algo que pedistes, mas não era o algo que querias ter! Você tem todo direito de não gostar de mim, nem das coisas que eu escrevo, mas pode pesquisar, pode ler, pode estudar e verificar por si mesmo se o que aqui escrevo procede ou não. Então faça isto e só então julgue os meus comentários. Não sou contra o PT ou a Dilma, nem sou contra ninguém que aqui mencionei, sou contra a corrupção, contra o abuso de poder e tudo que eu perceber de errado eu irei denunciar, por que é meu dever como cidadão, como ativista social, só estou fazendo a minha parte, faça a sua você também! Vote conscientemente e fiscalize, faça o controle social constante e só vá para as ruas quando necessário, com foco e objetivos claros, por causas justas e legítimas! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário