quinta-feira, 13 de março de 2014

Você acredita no Pré Sal?


Você acredita no Pré Sal?


Da forma perguntada é a mesma coisa que perguntar se acreditamos em fadas ou Saci Pererê, mas de fato exite, o minério é real, a sua exploração também. Mas, e os resultados, do Pré Sal, serão os esperados para todos nós? Bom, ai são outros quinhentos!
“Oba, ganhamos a concorrência do Pré Sal”, diria o Consórcio de cinco grande empresas concorrentes para o leilão!  Detalhe, só este Consórcio concorreu! Não é monopólio por ser Consórcio, ter mais de uma empresa envolvida, mas na prática é, pois não houve concorrência! Jogo de cartas marcadas? Demora proposital? Por que a comemoração de algo que não teve contraponto? Simples, seria bem pior se ninguém concorresse, ai seria o mesmo que dizer que de fato o Pré Sal é um Saci Pererê!
E os resultados disto para as cidades, será qual? Os Royalties do Pré Sal irão para educação e para o desenvolvimento urbano? Só após ocorrer a exploração, não antes disto e não na proporção inicialmente desejada, ou seja, é uma possibilidade futura abaixo das expectativas do povo. Isto irá ocorrer para os governos futuros, não será um resultado deste governo Dilma, mas, talvez, ela espere com isto se reeleger, ser um dos fatores de sua campanha, a expectativa de ganho futuro para os municípios do Brasil! Na prática, é promessa, pois ainda demanda de montagem de estruturas e retorno do investimento da exploração, um risco calculado, mas, um risco e por isto houve tão pouca concorrência, se é que houve de fato!
O que ocorreu de fato com o leilão foi que o governo criou uma situação futura para outros governos, não algo que irá beneficiar imediatamente o Brasil, mas algo que poderá dar resultado no futuro, ou não, mas, só os próximos governos é que saberão disto e, com base nesta promessa, o governo espera que o povo o mantenha no poder, para que ele possa administrar as ações positivas ou negativas deste ato. A questão aqui é: “Você acredita no Pré Sal?”
Antonio Roberto Vigne
Cientista Político – Colunista Político
Fotos da web

Nenhum comentário:

Postar um comentário