quinta-feira, 13 de março de 2014

Venda de Erva Mate a granel é vista como problema de saúde no Estado!


Venda de Erva Mate a granel é vista como

 problema de saúde no Estado!


Em uma série de painéis realizados na casa da RBS dentro da Expointer 2013 a imprensa geral foi convidada para cobrir alguns eventos relevantes, entre eles, um fórum de debate sobre as questões da Erva Mate no Rio Grande do Sul.
Painel sobre a Erva Mate na casa da RBS na Expointer 2013 – 002
O Secretário da Agricultura do Estado, Luiz Fernando Mainardi, presente no evento teceu os seguintes comentários: “É muito interessante a gente ver a orientação da cadeia produtiva, como é que funciona, que cada atividade tem um grupo de especificidades, cada vez mais, eu estou convencido, que á absolutamente impossível de uma forma geral, em todas as cadeias, mas especificamente na erva mate, como se o Produtor não tivesse nada a ver com a Indústria, a Indústria não tivesse nada a ver com o Produtor e mercado estivesse pouco preocupado com o consumidor. Em uma feira nos Emirados Árabes encontramos erva mate argentina, o que significa que eles estão buscando já outro mercado.
Nós, até agora não conseguimos nos organizar a nossa cadeia de forma a valorizar o Produtor, ao ponto que o Produtor abandonou a lavoura de erva, pois não era rentável para eles esta produção. Agora está sendo novamente rentável. Se Inviabilizar o Produtor, inviabiliza a cadeia, se inviabilizar a Indústria, inviabiliza a cadeia, se nós não criarmos uma política de conquista de mercado nós não ganhamos nem enquanto Produtor, nem enquanto Indústria. Então nós precisamos de planejamento para atender uma demanda bastante significativa e uma vez que houver um projeto de governo, vai haver um forte impacto.
Rainha e Princesas da Turismate, que será realizada nos dias 14, 15, 16 e 17 de Novembro de 2013 em Ilópolis - RS
Se não houver o planejamento adequado nós vamos criar mais problemas, elevando o preço da erva mate nós vamos, certamente, perder o mercado para a concorrência. O Instituto que foi criado nos permite tomar ações que possam ser tomadas de uma forma mais imediata. Precisamos primeiro, fazer uma boa avaliação da cadeia como um todo. Segundo, precisamos sentar com as empresas que temos aqui no Rio Grande do Sul para a produção de mudas, estabelecendo uma política de produção de mudas. Terceiro, os produtores, uma expectativa de aumento de produção, onde, em quais regiões nós podemos ter um aumento da lavoura do Rio Grande do Sul, gerando conseqüentemente uma super oferta, suprindo as necessidades que satisfaçam as demandas do mercado.
Com a criação de mudas e o envolvimento do Produtor nós podemos, neste primeiro aspecto, identificar a relação entre muda, produtor, empresa, indústrias e o governo. Segundo, a desoneração do insumo no Governo Federal, mas, infelizmente nós perdemos. Certamente, se a erva mate fosse produzida em São Paulo nós teríamos outro resultado, normalmente é assim! A criação de um selo de qualidade é importante que a gente possa trazer mais gente para a formalidade e com isto podemos tentar trazer da Fazenda uma política de desoneração, o que vai inserir novas empresas e ampliar a propaganda, inserindo recursos públicos, divulgando a erva do Rio Grande do Sul, suas qualidades, para a saúde das pessoas, não só por tradição e cultura, mas também em função das suas propriedades e qualidades para a saúde, temos assim, vários elementos que nos ajudam na divulgação. Temos que intensificar os trabalhos daqui para frente, se temos uma crise, temos também uma perspectiva extraordinária de futuro, por conta da criação de novos produtos estão sendo criados, inclusive com a criação de novos mercados fora do Brasil, como é o caso do mercado Chinês.
Rei e Rainha da Kerb em Dois Irmãos, dos dias 27 a 30 de Setembro de 2013.
Eu acho que temos de levar uma representação do grupo da Erva Mate na visita que o Governador fará a China no fim deste ano, para mostrar para eles, pois se eles gostam de chá nós temos a Erva Mate! Creio que um conjunto de ações devem ser desenvolvidas, nós temos de tirar daqui um grupo de trabalho, para a gente identificar relações, hierarquizar as nossas ações e preparar as ações futuras, como o seminário que queremos fazer sobre as mudas, como a relação com Secretaria da Fazenda.
Com uma ação forte com o Governo Federal, enfim, aproximar todos os elos e construir um ambiente capaz de disciplinar a partir das experiências das Câmaras Setoriais, o Produtor tem que se sustentar na cadeia, a Indústria tem de se sustentar na cadeia, o Governo tem de se sustentar na cadeia e com isto nós vamos definindo mais claramente o papel de cada um e as ações futura de seu parceiro, isto é o que eu imagino que deva ser feito! Fizemos muitas reuniões, temos agora um diagnóstico, precisamos agora, transformar, digamos assim, esta nossa vontade de fazer as coisas em ações concretas!”
Painel sobre a Erva Mate na casa da RBS na Expointer 2013 – 003
No mesmo debate, o Sr. Alfeu Strapasson, Presidente do Sindicato da Indústria do Mate no Estado do Rio Grande do Sul – SINDIMATE, sugeriu ao Secretário da Agricultura um maior rigor no controle da erva e a proibição imediata de sua venda em estado a granel. Posteriormente ao evento, tivemos uma entrevista exclusiva com o Presidente, que também buscou apoio com o Secretário de Saúde do Estado, Ciro Simoni sobre este tema. O Jornal Correio de Viamão, obteve declarações exclusivas dos dois nesta ocasião, que deverão esclarecer melhor esta questão ao público em geral. Acompanhe as mesmas a seguir:
Alfeu Strapasson – Presidente do SINDIMATE RS – Painel sobre a Erva Mate na casa da RBS na Expointer 2013 – 004
JCV – Quais são as necessidades da Indústria do Mate neste momento?
Sr. Alfeu Strapasson – Além do que já foi falado nosso debate da manhã, onde participaram vários órgãos do governo, entre eles a FETAG, Secretaria da Agricultura, SINDIMATE, entidade representativas de Produtores, agora estamos aqui reunidos com o Secretário da Saúde, pois diante da atual conjuntura que vocês já ouviram de manhã, nós precisamos de ações de curto prazo, de médio prazo e longo prazo.
JCV – Quais seriam as de curto prazo?
Sr. Alfeu Strapasson – Bom, as de curto prazo nós entregamos a pouco um protocolo para o Secretário da Saúde, Ciro Simoni para que ocorra a proibição da venda da Erva Mate a granel no Estado do Rio Grande do Sul.
JCV – Isto não afetaria os pequenos Produtores que trabalham, por exemplo, no Mercado Público de Porto Alegre?
Sr. Alfeu Strapasson – O pequeno Produtor já tem a questão tributária diferenciada, ele tem uma pequena empresa e nós somos favoráveis aos pequenos. Na realidade, na Erva Mate as empresas são praticamente todas de pequeno porte, o que nós queremos é uma disciplina, é qualificar. Nós estivemos agora com o FUNDOMATE, está se programando um selo fiscal para que toda a Erva vendida no Rio Grande do Sul esteja na formalidade.
JCV – Então, na verdade não prejudicaria aquele produtor na verdade, o Produtor do Mercado, por exemplo?
Sr. Alfeu Strapasson – Pelo contrário, nós vamos fortalecer o setor. O que ocorre hoje é que o consumidor não tem a segurança que está comprando aquela erva que está escrita no local onde está a Erva a granel. Outro fator que nós precisamos combater é a informalidade, que muito ocorre na fronteira e isto agora se disseminou com a valorização da Erva Mate, a venda da Erva Mate sem embalagem, o que está facilitando a informalidade. Então nós estamos pedindo para o Secretário para que neste momento esta prática está sendo danosa para o setor! No passado já foi proibido e depois foi liberado e talvez no futuro se entenda que deva se liberar de novo, mas, neste momento é importante que esta prática seja coibida. Também pedimos para o Secretário uma maior fiscalização na qualidade da Erva Mate, principalmente na Erva Mate chimarrão que é a Erva Mate que não pode ter a adição de outros produtos, principalmente ao que tange ao açúcar, para que estas Ervas sejam fiscalizadas. Nós somos favoráveis a adição de açúcar, o consumo de Erva Mate aumentou, por termos várias opções de escolha do consumidor e a Erva Suave é muito consumida no Estado do Rio Grande do Sul, mas precisamos que o consumidor, principalmente aquele consumidor diabético, aquele que não pode fazer a ingestão de açúcar, tenha a certeza que a Erva que ele está comprando esteja nestas condições de qualidade.
Alfeu Strapasson – Presidente do SINDIMATE RS – Expointer 2013
JCV – Então, na verdade, aquela possível rejeição de grupos de pequenos produtores ou mesmo do público em geral, que poderia haver a este respeito, na verdade, com esta conscientização que o Sr. fez agora para nós, traz a segurança, a tranqüilidade que o Sindicato não é contrário a eles, mas que sim, quer a sua qualidade total, para que eles tenham o seu produto bem qualificado e bem valorizado.
Sr. Alfeu Strapasson – Com certeza! A Erva Mate tem um aspecto cultural muito forte no Estado do Rio Grande do Sul, a gente sabe disto, mas entendemos que neste momento, esta prática não está sendo boa para o setor e com certeza esta mudança fará com que o setor saia mais fortalecido. Nós estamos passando hoje por uma situação crítica de falta de matéria prima, isto tem acentuado o problema e nós precisamos resolver.
JCV – A empresa que está fazendo a comercialização do produto, comprando ele e tirando do nosso mercado interno.
Sr. Alfeu Strapasson – Com certeza! Nós vimos algumas práticas, em alguns locais, onde algumas marcas que vendem soltas, que trabalham na informalidade, que tem todo o processo conforme a legislação determina que ao faltar esta determinada Erva, muitas vezes é vendida uma Erva muito inferior ao mesmo preço. Então o consumidor tem que ter a segurança e a certeza que ele está comprando a coisa certa, com a qualidade e pelo preço justo.
Secretário da Saúde do Estado – Ciro Simoni – Expointer 2013
JCV – Secretário de Saúde do Estado, Ciro Simoni, Agora a pouco o Presidente do Sindicato do Mate do Estado conversou com o Sr. como a questão da Erva Mate sendo uma questão de saúde pública de nosso Estado, na busca da qualidade da Erva Mate para o nosso Estado. O Sr. já tem alguma posição, vai levar para algum Conselho, qual será o próximo passo daqui para diante?
Ciro Simoni – Primeiro que este é um segmento importante no Estado do Rio Grande do Sul, não só aqui mas também em Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul. Onde a produção a produção acontece e onde se tem o maior consumo, hoje o consumo da Erva Mate é no Brasil todo e no mundo inteiro está usando esta essência para outros produtos.
JCV – Digamos que a gente tenha o privilégio de sermos o único Estado do mundo de ser representado, com Centro de Tradições Gaúchas, (CTGs) tem no mundo inteiro, tem na China, no Japão, tem na Índia.
Ciro Simoni – Mas não é só para tomar chimarrão, é usando a Erva Mate para a produção de outros produtos inclusive. E isto tira a nossa erva daqui, é um dos problemas do mercado que acontece em função do mercado mundial.
JCV – O problema de ser bom demais!
Ciro Simoni – Eles estão trazendo algumas reivindicações, que são legítimas, o Estado tem por norma ouvir todos os segmentos, estamos aqui hoje. O Secretário Mainardi já os ouviu, eu vim também ouvir com relação a sua preocupação em relação a saúde, a questão de não adicionar o açúcar, que não há nenhuma contrariedade ao se adicionar, mas que tem especificado, pois aquele produto pode ter açúcar e uma pessoa ter diabete e acabar consumindo.
JCV – Acaba sendo realmente um problema de saúde.
Ciro Simoni – Sim, então acaba que todas estas questões precisam ser regularizadas e regulamentadas. Bom, o que nós conversamos aqui, haviam também representantes da Secretaria da Agricultura presentes também, nós vamos formar um grupo técnico para discutir este tema, nós vamos chamá-los, vamos chamar os outros segmentos, vamos chamar a Secretaria de Agricultura, Secretaria da Saúde, outros segmentos que sejam relacionados, segmentos dos pequenos agricultores também para que se possa criar uma solução. Não podemos deixar para o mês que vem, na semana que vem mesmo nós vamos convidar as demais Secretarias para formar este grupo técnico, um GT de discussão, para que se possa, a partir dai, rever as legislações existentes, os requisitos e o que se pode fazer em torno de legislação para o futuro da Erva Mate no Rio Grande do Sul. Eles tiveram a iniciativa de procurar o Estado e o Estado tem de dar a resposta e é isto que nós vamos propor daqui para frente!
Casa do Chimarrão, na Expointer 2013
Diante disto, o Jornal Correio de Viamão fez uma enquete e quer saber a sua opinião sobre o assunto. Responda no link abaixo:

JCV – Entrevistas e Reportagem – Antonio Roberto Vigne – Cientista Político e Colunista Político
Fotos: Juliane Buffon

Nenhum comentário:

Postar um comentário