quinta-feira, 13 de março de 2014

Itapuã reivindica direito de transporte público de qualidade

Itapuã reivindica direito de 

transporte público de qualidade

Itapuã reivindica direito de transporte público de qualidade!
O Jornal Correio de Viamão entrevistou o Sr. William Rafael da Silva Por ocasião de um processo junto ao PROCON-RS de Porto Alegre contra a empresa de ônibus de Viamão.
JCV – Você é morador de Viamão?
William Rafael da Silva – Sim, moro na Vila Itapuã.
JCV – E o que está exatamente acontecendo?
William Rafael da Silva – Na verdade, a gente já tentou entrar em contato com a empresa de ônibus de Viamão que está administrando o Bairro de Itapuã neste momento, no interior de Viamão. Foi feito um primeiro contato com o Sr. Percival, um dos administradores da empresa, e em conversa telefônica, me foi informado que estaria chegando dez carros novos para a empresa atuar em Viamão.
JCV – Tem prazo para isto?
William Rafael da Silva – Não estipulou prazo! A uns quarenta dias atrás foi feita uma paralização na ponte de Itapuã, ao qual, as próprias autoridades da empresa Viamão, se propuseram a tomar algumas medidas cabíveis para que pudessem assim ajudar a população de Itapuã, só que nada foi feito! Estão ocorrendo atrasos constantes, ônibus quebrados, a gente não vê um plano de prevenção de incêndio dentro do ônibus, não se vê o extintor, os ônibus estão enferrujados.
JCV – É verdade que teve uma situação onde os moradores tiveram de empurrar um ônibus?
William Rafael da Silva – É verdade! Estes tempos teve gente que teve de empurrar o ônibus, pois se quisesse ir embora para casa, era preciso que empurrassem o ônibus aqui do fim da linha de Porto Alegre! A situação está precária e conversando com alguns moradores do município e decidimos fazer um abaixo assinado!
JCV – Vocês já entregaram?
William Rafael da Silva – Foi entregue no dia 23 de Abril, já está protocolado no Ministério Público de Viamão com iniciais 386 assinaturas, mas outras pessoas ainda estão assinando e este número tende a crescer ainda muito mais. A gente quer marcar uma Audiência Pública, com alguém que se comprometa de melhorar o transporte público de Itapuã! O que não ocorre! Queremos marcar esta Audiência Pública com moradores, com o Ministério Público, para que possa estar nos ajudando e se necessário a gente gostaria de também contar com a colaboração do Prefeito, que o Prefeito participasse também desta audiência, para tirar tudo isto do papel e levar para a realidade!
JCV – Tem licitação na empresa?
William Rafael da Silva – Até onde sabemos não, este é um dos pontos que queremos debater com a empresa Viamão, assim como, com o Ministério Público e a Prefeitura! Porque é complicado pagar quatro reais e noventa e cinco centavos uma passagem, sendo que em alguns dias estará subindo ainda mais e não temos retorno algum de nosso dinheiro. O que temos é uma péssima prestação de serviço! Ao exemplo de ontem, que o ônibus era para ter saído às 19h do centro de Porto Alegre e saiu meia hora depois!  Hoje eu já liguei para a METROPLAM e gerei o Protocolo 341 do dia 25 de Abril de 2013, reclamando deste fato! Não é dada satisfação alguma para os passageiros e isto em ônibus sujos e precários.
JCV – Teve caso de ônibus com falta de gasolina também, é verdade?
William Rafael da Silva – Eu presenciei pessoalmente, ônibus da Itapuã sendo abastecido com pessoas dentro, ali na Juca Batista!
JCV – E a ameaça de explosão?
William Rafael da Silva – Este fato, para ser mais preciso, ocorreu no dia 09 de Abril de 2013, por volta das oito horas e quinze minutos. O ônibus, quando estava chegando em Belém Novo, a mangueira de combustível rachou ou estourou e o ônibus quase pegou fogo! Foi um desespero geral, por sorte o motorista parou logo o ônibus e controlou a situação!
JCV – Esta é a qualidade dos ônibus de Itapuã?
William Rafael da Silva – Sim, infelizmente!
JCV – E quais soluções vocês propõe para melhorar tudo isto?
William Rafael da Silva – Vemos como uma das soluções finais a Licitação, pois onde há Licitação há concorrência e onde há concorrência, há uma qualidade maior de prestação de  serviço! Para melhorar em relação ao horário, por exemplo, hoje você pega o ônibus aqui em Porto Alegre, ele leva em média, duas horas e quinze minutos, é uma vergonha isto dai! Uma das soluções que gostaríamos de debater com a empresa Viamão seria que o ônibus pegasse os passageiros e que o primeiro desembarque fosse já em Itapuã, na Madereira na Divisa para a Vila. O que acontece hoje? O pessoal do Lami e de Belém Novo pega muito o Itapuã, ai fica aquele para e arranca, para e arranca, … Outra situação, o horário de pico, o horário de maior movimento, que é o das seis horas da manhã, poderíamos ter uma alternativa de mais um ônibus as seis e meia, um terceiro ônibus, encaixado entre seis horas e sete horas, sendo que, este das seis e meia poderia ir pela Edgar Pires de Castro, não iria por Belém Novo, iria pela Edgar Pires de Castro, sendo que assim o horário reduziria e daria mais alternativas para os passageiros!
Antonio Roberto Vigne
Cientista Político
Colunista Político

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