quinta-feira, 13 de março de 2014

Intolerância não, democracia sim!

Intolerância não, democracia sim!

Em um momento onde a paciência se esgota, quem ganha é a ignorância, a intolerância com o próximo. O que isto tem a ver com política? Tudo! A palavra “Política” vem do Grego: “Pólis”, que significa “cidade” política é a arte de administrar as cidades. Daí a importância de que nossa administração das cidades seja tão mais necessária. Não vivemos no mundo,
no continente, no país, no Estado, ou na Região, tudo isto é figura administrativa. Na prática, vivemos nas cidades, nos bairros, nas ruas, em nossas casas, este é o nosso mundo, esta é a nossa realidade cotidiana, isto é que de fato nos importa.
 
Daí a importância de termos gente que fale a nossa língua para nos representar, para que não seja necessário a todo o momento termos de agir de forma direta para buscarmos os nossos direitos, é para isto que serve a política, para que pessoas nos representem em nosso nome, aos nossos interesses, ideologias, segmentos sociais, a diversidade de
pensamentos que a sociedade possui e que, no momento que possuímos de fato democracia com liberdade de expressão plena, com liberdade de pensamento pleno, podemos avançar socialmente para a nossa qualidade de vida e de todos que nos cercam, aperfeiçoando o sistema e para o bem comum.
O caso recente da Blogueira cubana Yoani Sánchez é emblemático! Destaca-se não por ser brilhante em seus comentários, mas por sua coragem de tentar argumentar sobre ampliação de direitos democráticos em um país com restrições claras neste sentido. Não, não estamos falando do Brasil, apesar dos protestos, estamos falando de Cuba mesmo! Yoani luta para o bem de seu país e nisto a sua luta tem mérito próprio! A palavra “Democracia” também vem
da Antiga Grécia, significa: “Governo para Todos”, “Governo do Povo”, basicamente isto.
Cuba quer reinventar o conceito de democracia, forçando uma sem questionamento das idéias e ideais de seus governantes e pior, isto está virando moda em alguns países latinos, inclusive o Brasil.
Não se questiona os valores e condutas pessoais de Yoani, como ser humano, busca ter apenas o direito de livre pensamento e expressão, algo que nossa constituição nacional assegura, mas, que os manifestantes contrários a suas falas e que a impediram de se expressar no Brasil com a sua ignorância, com a sua intolerância, ou desconhecem, ou não se importam. O direito democrático nacional brasileiro de livre expressão foi ferido, foi um vexame internacional, pois nossa lei não foi respeitada. Se, por um lado é verdade que estas pessoas possuem o direito de se expressarem, é também verdade que a atitude dela impediu que alguém se expressasse livremente, ou seja, elas agiram de forma  antidemocrática, sem falar em descortês com um estrangeiro em nosso país.
Vamos deixar claro uma coisa, ainda vivemos em um país democrático, por enquanto! Não existe nada em que se orgulhar ao impedir-se alguém de se expressar livremente em um projeto privado, como o de o lançamento de um livro em uma livraria. Compra o livro quem quiser, leia o livro quem quiser, se não quiser, basta boicotar, agora, agir como bestas humanas intolerantes e inconsequente para se defender da voz e da opinião de uma mulher que só pede direito de ser lida e ouvida, isto não é e nunca foi democracia, isto é intolerância pura e simples e não serve de exemplo para ninguém, não importa o país ou a ideologia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário