sexta-feira, 14 de março de 2014

Primeira turma nacional de Bacharéis em Ciências Políticas

A Ciência Política como 


Ciência Mista e Encruzilhada:


No Livro "Ciência Política" de Paulo Bonavides, o entendimento que se chega sobre esta ciência é o de que se trata de uma ciência composta de várias outras ciências. Existem partes das outras ciências que tratam de política em algum momento. Por exemplo: a Filosofia trata da política quando forma conceitos de sociedade idealizada ou e dai surgem as ideologias diversificadas; a Sociologia trata de política quando teoriza conceitos de administração pública ideais ou fáticos, e neste sentido, entraria os estudos de política da disciplina de Administração também. A Ordem legal destes estudos políticos seria definida pelo Direito, positivo ou consuetudinário (usos e costumes locais, dai podendo estudar a Epistemologia, a Geografia e a História, que influenciaram o sistema político, local, regional, nacional e internacional de um determinado povo) e a politica seria também influenciada por conceitos econômicos, explicando o porque a adoção da preferência de um determinado modelo sobre outros existente. Tudo isto e muito mais, explica uma parte da política, quando estas partes isoladas se fundem e se cruzam, segundo esta teoria, a Ciência Política se torna uma ciência mista e encruzilhada. Abaixo fiz um desenho que pretende facilitar o entendimento desta orientação.



Ciência Política Verticalizada 


ou Horizontalizada?


Que tipo de Profissional você precisa?


Saiba aqui como escolher?

Todos Cientistas Políticos são iguais? Não, abaixo existe um desenho que buscará mostrar a diferença de como se formam os diferentes profissionais da área de Ciências Políticas no Brasil e no mundo, assim, você poderá escolher mais facilmente o tipo de profissional que se aproxima de sua necessidade de ação. Entenda, do mesmo modo que  a Medicina tem o Clínico Geral e os especialistas, pense o Bacharel de Ciências Políticas como sendo um clínico geral, com conhecimento total da área, o que não lhe impedirá de ter alguma especialização em sua área ou outra qualquer. Os demais profissionais da área de Ciências políticas, são especialistas de áreas específicas e seu conhecimento da área é limitado ao foco que direcionou para os seus estudos e pesquisas. Por isto, se você precisa de um conhecimento específico, talvez estes especialistas sejam de fato os mais adequados para a sua necessidade. Mas, não sabendo exatamente a profundidade de seu problema, como no caso de um problema de saúde, havendo condições, primeiro consulte um "clínico geral", pois pode ser que ele já solucione o seu problema, sem a necessidade de uma especialidade qualquer.

Óbvio, nada impede que mais de um profissional trabalhe junto neste sentido. De fato, em caso de partidos políticos, por exemplo, muitos possuem sues próprios profissionais da área de Ciência Política, pois todos possuem Fundações ou Institutos e em boa parte dos casos estes grupos são coordenados por profissionais técnicos destas áreas. Tais profissionais tendem a usar um método de pesquisa Durkheiniano (Émile Durkheim), ou seja, uma avaliação do problema social com base na experiência fática e cotidiana, a experiência vivenciada em cada local e dai retirada a melhor teoria de ação de solução do problema. Em muitos casos, falta a estes profissionais a visão auto-crítica, pois estão influenciados por ideologias e interesses internos dos partidos, perdendo assim muitos conceitos e capacidades interpretativas que profissionais externos e não envolvidos com sua sigla poderiam lhe proporcionar, os que usam o método de pesquisa Weberiano (Max Weber), que teoriza o problema sem um envolvimento direto, de modo que estes detalhes pessoais percam seu valor máximo diante da realidade criada. É preciso perceber que apesar da grande diferença de modos de ação, ambos profissionais podem se completar em uma ação conjunta, dai a necessidade de ambos para um melhor efeito de resultados na compreensão do problema político como um todo. Resumindo, tenha a prata da casa, mas em casos de eventos específicos também contrate buffet, é o meu conselho se queres de fato uma visão real do momento político existente.

Já havia Cientistas Políticos no Brasil antes destes Bacharéis da primeira turma nacional? Sim, não necessariamente estrangeiros, eram apenas profissionais de outras áreas que faziam mestrado, doutorado ou especialização em Ciências Políticas e com isto se tornavam também Cientistas Políticos, mas isto explica a grande diferença de pensamentos de muitos deles sobre um mesmo fato, pois dependia da sua área de ação a visão que empregavam a algum fato político ou social. No desenho abaixo tento demonstrar isto mais facilmente.



Da Esquerda para a Direita: Professor Homenageado: Paulo Gabriel Martins de Moura; Formando: Helton Nunes Silveira (Falecido um ano após o evento); Formanda: Norma Lúcia Souza; Formando: Antonio Roberto Vigne; Professor Homenageado: Juliano Corbellini; Coordenadora do Curso: Ana Regina Falkembach Simão; Funcionária Homenageada: Juraci Paprocki; Formanda: Silvia Barbosa Szyjka; Professora Homenageada: Arlete Aparecida Hildebrando de Arruda; Formanda: Dulce Fátima Cerutti. 

 Primeira turma de Bacharelado em Ciências Políticas do Brasil - 1999/2 (Reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura). Resumo em vídeo da festa de Formatura em conjunto com a turma de Administração de Empresas e do evento de colação de grau. Esta primeira turma foi formada com 6 anos de estudos.

Da Esquerda para a Direita: Paraninfo: Fernando Gay da Fonseca; Formando: Antonio Roberto Vigne; Diretora do Centro de Ciências Empresariais, Políticas e Sociais: Loreni Argélia Feistler.

Contate-nos, a A1ELOS é a Razão Social do Cientista Político Antonio Roberto Vigne. 
Ciência Política com nota fiscal e CNPJ. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário